Saúde

Dengue: cuidados com sua piscina que evitam a proliferação do mosquito

Segundo o Ministério da Saúde, no último trimestre, em média 500 mil pessoas foram infectadas.

04/05/2015 às 10h50, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes e Construção de Piscinas e Produtos Afins (ANAPP), o Brasil possui de 2 milhões de piscinas instaladas e o país é apontado como o segundo melhor mercado de piscinas no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Em tempos de epidemia de dengue, é sempre importante tomar cuidados básicos para evitar focos de proliferação, eliminando locais com água parada e uma das preocupações nesse período é com as piscinas que, se mal cuidadas, podem se transformar em grandes vilãs, quando o assunto é o combate à doença.

Segundo o Ministério da Saúde, no último trimestre, em média 500 mil pessoas foram infectadas. Apenas em 2015, foram registradas mais de 130 mortes por causa da doença, 29% a mais que no ano passado, o que caracteriza uma epidemia e os números não param de crescer. É nesse sentido que a Nautilus, sempre preocupada com o bem-estar, preparou algumas dicas fundamentais para fazer o tratamento correto da água e evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypt.

Capa não basta –  Cobrir a piscina com capas não acaba com os focos de dengue. É necessário que a água esteja devidamente tratada e sanitizada, seja com cloro, sanitizantes sem cloro ou tratamentos automatizados (como por exemplo, o gerador de cloro). A água bem tratada elimina os ovos do mosquito.

Filtragem eficiente – A filtração é um processo fundamental para o cuidado da água. Ela ocorre por meio de equipamentos instalados geralmente na casa de máquinas, sendo os mais comuns, os filtros com areia que funcionam pelo acionamento da motobomba. Um elemento que ajuda a filtração de forma mais eficiente é a Zeólita, que pode reter partículas de sujeira muito mais finas quando comparada à areia e ainda diminui a decantação de resíduos no fundo da piscina. Água tratada, bem filtrada e sem resíduos não é propícia para o Aedes Aegypti.

Atenção redobrada – Mesmo seguindo todas as dicas, é importante ressaltar que a piscina não é o único ponto vulnerável de formação de mosquitos Aedes Aegypt. Deve-se, portanto, ter atenção redobrada em todos os focos de acúmulo água parada: baldes, latas, garrafas, vasos de planta, caixas d’água, pneus, entre outros.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade