Feira de Santana

Hemoba de Feira precisa de doações para repor estoque de sangue O+

A coordenadora informou ainda que devido à incidência de febre chikungunya na cidade e região, a unidade está impossibilitada de realizar campanhas externas

03/05/2015 às 09h35, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

A Unidade de Coleta e Transfusão de sangue da Hemoba, em Feira de Santana, está com os estoques de bolsas abaixo do ideal, sobretudo do tipo O+. Segundo a coordenadora do hemocentro, que funciona ao lado do Hospital Geral Clériston Andrade, durante a micareta a procura por sangue aumentou muito.

‘Nós tivemos a micareta e estávamos com um estoque muito bom e, logo após a micareta este estoque reduziu bastante, a ponto de nós precisarmos da parceria do Hemoba de Alagoinhas, que nos mandou uma quantidade razoável de sangue do tipo O+”, informou a coordenadora, acrescentando que o sangue coletado no local serve também a toda micro e macrorregião de Feira de Santana.

A coordenadora informou ainda que devido à incidência de febre chikungunya na cidade e região, a unidade está impossibilitada de realizar campanhas externas. “Se a pessoa teve chikungunya só pode voltar a doar após seis meses de cessados todos os sintomas”.

Ainda de acordo com Nilza Santos, estão aptas a realizar a doação pessoas com idade entre 18 e 69 anos incompletos e que estejam com boa saúde. Aqueles que colocaram piercing e fizeram tatuagem podem doar após 12 meses. Mas para os casos de piercing na cavidade oral e em partes íntimas o período de espera deve ser maior. A coordenadora completa informando que gestantes não podem doar sangue e mulheres que tenham tido filho, somente podem doar um ano após o parto.

Médula óssea

Com relação à demanda por medula óssea, a coordenadora do Hemoba explica que não é grande. No entanto, como a população brasileira é muito miscigenada, isso faz com que a incompatibilidade seja muito grande.

“Por isso precisamos do maior número de pessoas possíveis cadastradas no Redome, que é o cadastro nacional de doadores de medula óssea. Você tem que estar bem de saúde, acima de 18 anos, preencher um cadastro e colher 5 ml de sangue, que é enviado a Salvador para ser colocado no cadastro”, informou, acrescentando que além disso, pessoas interessadas em doar devem ter pelos menos seis horas de sono.

Os interessados em doar podem se informar mais através do telefone do Hemoba, que é 75. 3221-6888. “Podem nos procurar, estamos de braços abertos, esperando a todos aqueles que queiram de forma voluntária a nos ajudar. O número de doadores em 2014 aumentou em relação a 2013 e isso é muito positivo. Hoje quem está precisando é o outro, mas amanhã pode ser um de nós”, salientou.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade