Bahia

Capela franciscana de 1811 será restaurada em Xique-Xique

O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) fará a restauração do forro, púlpito e bens integrados.

02/05/2015 às 11h11, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A capela de Senhora Santana do Miradouro, em Xique-Xique, município do Vale do São Francisco, terá a restauração ampliada. Em convênio com a prefeitura municipal, a Diocese local e a comunidade de Xique-Xique, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) fará a restauração do forro, púlpito e bens integrados. Originária de 1811, a capela já havia recebido estabilização predial do órgão.

"Uma equipe técnica realizará vistoria na capela, neste domingo (3), para verificar a situação atual e dar início à programação dos trabalhos", explica o diretor-geral do Ipac, João Carlos. A medida faz parte das ações de manutenção realizadas pelo instituto, em muitos municípios conveniados, através da Coordenação de Restauro de Elementos Artísticos (Cores).

De acordo com João Carlos, a capela é tombada pelo Estado como Patrimônio Cultural da Bahia desde 2013. "Dispomos de equipes especializadas de mestres em marcenaria, restauradores e auxiliares técnicos encarregados da restauração e conservação desses bens".

Atração de fiéis

A frequência da Igreja de Santana do Miradouro extrapola os limites municipais e atrai fiéis de várias regiões da Bahia. O imóvel tem fachada simples, robustos cunhais, porta central e duas janelas. No interior, o púlpito com bacia de pedra, guarda-corpo de madeira almofadado, grades de coro e comunhão em treliça de madeira está conservado, assim como o retábulo policromado na capela-mor.

"Essa igreja possui um [estilo] barroco muito especial e particular. Trata-se de uma igreja franciscana, com elementos franciscanos elaborados por pessoas da terra, a população local, tornando-se por isso atração única", afirma a coordenadora da Cores/Ipac, Khatia Berbert.

Na edificação estão ainda pintura tipo escaiola,que imita o mármore ou pedras ornamentais, com pequenos medalhões, anjos, jarros e guirlandas. Dois altares em alvenaria ocupam os ângulos na nave. O piso interno é de ladrilhos, com tabuado no coro e lajotas de barro cozido no adro.

As linhas altas e a abóbada facetada, elementos típicos do século XVII, foram encontradas nesta e em igrejas de Jandaíra e Queimadas. A ilha onde está localizada a capela é muito fértil e conserva a vegetação natural com árvores e coqueiros. Outros dados podem ser obtidos na Coordenação de Restauro de Elementos Artísticos do Ipac pelo telefone (71) 3116-6721 ou e-mail [email protected]. Mais informações estão disponíveis no site do Ipac.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade