Educação

Conhecimento precisa ter significado para alunos, afirma escritora

Para Heloísa Baldo, o modo de aprender atual deve ser inspirado em valores e não em repetição.

30/04/2015 às 12h18, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Naiara Moura

O material pedagógico usado em sala de aula deve estar conectado com a realidade dos alunos, afirma Heloisa Baldo, autora de livros didáticos e consultora pedagógica da Pitágoras. Segundo a escritora, através da aprendizagem significativa, o conhecimento prévio do aluno é utilizado em sala de aula de uma forma prazerosa.

“O material da Pitágoras aproxima as crianças da realidade com uma forma diferente de aprender. Nós temos os personagens da Turma da Ciranda que são os mediadores do livro e conversam com as crianças durante todo o processo de aprendizado”, explica Heloísa.

Para a consultora pedagógica, o modo de aprender atual deve ser inspirado em valores e não em repetição. “Na minha época de escola, a gente tinha que decorar as coisas. Hoje a gente precisa educar focando mais nos valores porque é isso que se pede lá fora”, completa.

De acordo com Aline Maia, coordenadora pedagógica da Escola Thaiane Pinheiro, com os personagens da Turma da Ciranda, os alunos interagem e se identificam pois são crianças da mesma faixa etária. “Através desse material, os nossos alunos estão sempre produzindo, ganhando novos conhecimentos. E nós realizamos o acompanhamento ano após ano dos aproveitamentos, que tem sido positivos”, informa.

Ainda conforme Heloísa Baldo, para formar jovens leitores é importante haver o exemplo na família da criança e do adolescente. “Se temos em casa livros, jornais, revistas e os pais lêem, eles são modelo pros filhos se tornarem bons leitores. Nós precisamos motivar para que as crianças não percam essa maravilha do habito de ler”, finaliza.

A escritora Heloísa Baldo participa na tarde desta quinta-feira (30) de uma sessão de autógrafos e encontro literário com pais e alunos da Escola Thaiane Pinheiro.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade