Micareta 2015

Prefeito diz que Micareta foi 95% pipoca e pede sugestões para melhorias

Segundo o prefeito, todos os anos após a festa, ele é perguntado sobre a mudança de local da festa, mas ele afirma que a Micareta não é dele e sim uma festa da cidade.

29/04/2015 às 14h59, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

O prefeito José Ronaldo de Carvalho fez uma avaliação da Micareta de Feira de Santana, que foi realizada entre os dias 23 e 26 de abril. Ele destacou que a festa já tem 78 anos de história e que não pode ser feita em cima da hora, além falar sobre a mudança de local para a realização da festa e de pedir sugestões para melhorias.

“É um trabalho árduo de muito tempo, com muita luta de vários meses. Então acredito que com tanta grandeza e gigantismo, essa festa não pode ser feita em um mês. Este ano tivemos uma festa 95% pipoca, sem cordas com o povo brincando livremente. É uma festa que foi feita para o povo e por isso o grande sucesso. Eu andei pelas ruas e vi a satisfação e a alegria das pessoas. Acho que isso fala mais que qualquer palavra minha e acho que a cada ano a festa vai melhorando”, destacou.

Mudança do circuito

Segundo o prefeito, todos os anos após a festa, ele é perguntado sobre a mudança de local da festa, mas ele afirma que a Micareta não é dele e sim uma festa da cidade.

“Há um tempo, fizemos uma reunião com todas as pessoas envolvidas na Micareta, coloquei a ideia da mudança e só uma pessoa concordou em fazer a festa em outra avenida. Os demais foram contra e deram explicações. Uma das explicações foi que, em outras cidades que retiraram a Micareta do centro da cidade para colocar em locais mais distantes, a festa acabou”, afirmou.

De acordo com Ronaldo, Feira de Santana é uma das poucas cidades do Brasil que ainda realiza a Micareta. Ele citou como exemplo de municípios que deixaram de realizar a festa, Aracaju, Alagoinhas e Vitória da Conquista. “Para se ter uma ideia, em 2015, até a presente data, a única cidade do Brasil que realizou a Micareta foi Feira de Santana”, destacou.

Investimentos

José Ronaldo comemorou os investimentos que a prefeitura conseguiu na Micareta deste ano. Ele lembrou que em anos anteriores o município não conseguia nada e que este ano conseguiu em torno de 39% de arrecadação, em cima do que gastou.

“Para 2016 vamos ter uma contribuição maior, pois houve visitas buscando financiamento e as pessoas alegaram a crise que o país atravessa para não contribuir este ano. Então houve vários pedidos, mas acho que quando chegamos a 39% já é uma ajuda bem razoável que estamos conseguindo de arrecadação para fazermos nossa Micareta. No próximo ano podemos chegar a 60%”, afirmou.

Camarotes

José Ronaldo também comentou sobre os camarotes, que a cada ano atraem mais público com shows de artistas até mesmo do cenário nacional. Ele afirmou que os camarotes não competem com a Micareta, já que os públicos são diferentes.

“O número de pessoas que entram nos camarotes não é tão grande para uma multidão na rua. É totalmente insignificante. Acho que cada pessoa tem seu estilo. Algumas pessoas que vão para o camarote não vão para a rua, então são públicos que gostam de ficar em locais mais tranqüilos. Além disso, os camarotes contribuem para a festa, inclusive com o pagamento do solo, que ajudou no pagamento de Daniela Mercury na avenida”, informou.

Qualidade do som

Sobre as reclamações de algumas pessoas com relação a qualidade som, o prefeito José Ronaldo afirmou que este é o primeiro ano que ele ouviu reclamações a respeito. Porém ele disse que as reclamações foram poucas e que foram em relação ao volume e não a qualidade.

“Este ano eu ouvi umas três pessoas comentando que alguns trios estavam com volume muito alto. Só que em algumas oportunidades, eu vi prepostos da Secretaria do Meio Ambiente com equipamentos na mão medindo o volume do som dos trios. Agora sobre questões técnicas, acho muito difícil um artista tocar em um trio com a qualidade ruim”, disse.

Divulgação da festa

Ronaldo disse que a Micareta foi divulgada em cidades da região, inclusive com a divulgação da imprensa. “O Acorda Cidade divulgou várias vezes a Micareta e esse programa tem uma grande audiência nas cidades da região. A presença do povo de outras cidades é tão grande, que se for olhar os carros estacionados, vamos ver muitas placas da região. Não é pouca gente. Só não fiz publicidade em Salvador, pois historicamente quem vem para a Micareta de Feira é quem tem parentes na cidade”, afirmou.

Melhorias

O prefeito José Ronaldo considera que a Micareta tem que melhorar sempre e pediu a ajuda das pessoas com sugestões para a melhoria da festa. “Eu pergunto a sociedade de Feira de Santana: ‘o que precisa ser feito para melhorar?’ Tudo que estava na avenida foi feito com muito amor, com muito trabalho e determinação. Se tem algo a melhorar, a sociedade precisa sugerir e participar. O governo está aberto a sugestões e qualquer pessoa que quiser pode contribuir”, salientou.

Atrações

Sobre a falta de alguns cantores que tradicionalmente participavam da Micareta de Feira, como Carlinhos Brown e Margarete Menezes, José Ronaldo explicou que optou por trazer bandas que estão fazendo sucesso no momento e atraem mais público.

“Em anos anteriores quando alguns desses cantores tradicionais passaram na avenida, tinha poucas pessoas acompanhando, então esse ano tiramos essas atrações e com esse dinheiro a prefeitura trouxe Wesley Safadão, que é o fenômeno do momento e a multidão foi para rua. A gente teve que fazer opções e trouxemos quem atrai mais público”, explicou.

‘Grande sucesso, mas tem muita coisa pra melhorar’, avalia secretário

O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Rafael Cordeiro, avaliou que a festa foi um grande sucesso, mas reconheceu que ainda tem muita coisa para melhorar, a exemplo da qualidade do som dos trios elétricos e também a distância de um trio para outro.

“Qualquer evento desse porte sempre tem o que melhorar. Trabalhamos dia e noite para a realização da Micareta, que esse ano foi feito com muito sacrifício. Acho que a Micareta foi um grande sucesso, uma das melhores que já presenciei e falo isso como folião. A quinta e o domingo foram diferenciados, pois nós contratamos atrações que estão em uma ascensão pelo Brasil e que são renovação, como o estilo de Wesley Safadão”, avaliou.

O secretário ainda falou sobre algumas mudanças que ocorreram no circuito na Micareta deste ano. “Algumas pessoas disseram que o circuito diminuiu, mas na verdade nós chegamos mais para frente. As pessoas adoraram a antecipação dos barracões para o início do circuito, por exemplo. A Micareta é complexa e muitas coisas, como o trânsito, devem ser avaliadas”, disse.

As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade