Bahia

Bahia ganha a primeira fábrica modelo da América Latina

A unidade reproduz uma fábrica real, onde líderes de empresas, profissionais e estudantes poderão desenvolver modos de produção com redução de gastos e de tempo.

25/04/2015 às 08h33, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A primeira fábrica-modelo da América Latina foi inaugurada nesta sexta-feira (24) no Senai Cimatec em Salvador. A iniciativa é fruto de um investimento de R$ 4 milhões da McKinsey & Company em parceria com o Sistema Fieb (Federação das Indústrias do Estado da Bahia).

A unidade reproduz uma fábrica real, onde líderes de empresas, profissionais e estudantes poderão desenvolver modos de produção com redução de gastos e de tempo, a partir do conceito de lean manufacturing (manufatura enxuta).

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) destacou que o Cimatec da Bahia é a melhor unidade de pesquisa do Brasil, apostando na fábrica modelo para gerar inovação e tecnologia para a indústria baiana.

“A gente vai saber utilizar, na casa das máquinas, portanto na casa da fábrica, muito mais a contribuição de homens e mulheres, para conseguir inovar, principalmente em momentos de dificuldades, e encontrar os caminhos para a gente continuar andando, produzindo, inovando e ampliando nossa capacidade de fazer crescer pra poder distribuir”, completou.

O presidente da Fieb, Antônio Alban, reforçou que a iniciativa contempla o foco da Federação na interiorização da indústria, no fortalecimento da cadeia produtiva como um todo e no atendimento aos pequenos e médios empreendimentos.

A unidade vai ser utilizada para o aprendizado de várias disciplinas de cursos do Senai, além de receber turmas fechadas de empresas de todos os portes. A experiência na fábrica modelo fornecerá meios para que as empresas evitem desperdícios e elevem sua eficiência.

Segundo o sócio-diretor da McKinsey, Vijay Gosula, essa é a 16ª fábrica modelo que a consultoria inaugura no mundo. Para ele, a fábrica trará desenvolvimento para a Bahia na transformação das empresas locais e ainda na atração de outras empresas. Serão ofertados exercícios interativos que seguem conceitos já empregados em parcerias semelhantes na Alemanha e Estados Unidos. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade