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Para alertar sobre desigualdade salarial, restaurante cobra 30% a mais de homens

A princípio, os clientes que caíram na “pegadinha” se mostraram indignados com a diferença nos preços. Mas, ao serem avisados sobre o propósito da iniciativa, passaram a apoiar a ideia.

17/04/2015 às 08h16, Por Rachel Pinto

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Um restaurante de São Paulo realizou uma ação que surpreendeu aos clientes. Ao abrirem o cardápio, todos os pratos e bebidas estavam com um acréscimo de 30% para homens. A ação faz parte da campanha “The Unfair Menu” ( Menu injusto, em português) que buscou chamar atenção para a desigualdade salarial entre homens e mulheres. Em cinco dias, o vídeo já contou com quase 28 mil visualizações.

A princípio, os clientes que caíram na “pegadinha” se mostraram indignados com a diferença nos preços. Mas, ao serem avisados sobre o propósito da iniciativa, passaram a apoiar a ideia. Segundo a agência Agnelo Comunicação, responsável pela ação, a taxa dos 30% não chegou a ser cobrada e foi apenas uma forma de provocar a reflexão sobre o problema da desigualdade de gênero.

Segundo Camila Gurgel, da agência Agnelo Comunicação, uma das idealizadoras da intervenção, no Brasil, as mulheres recebem 30% a menos do que seus colegas homens, desempenhando as mesmas funções.
Ela defende o engajamento da publicidade em assuntos de interesse social e afirma que o público está bastante exigente nesse sentido.

“Questionar os direitos das mulheres já tomou proporções mundiais e é discutido em todos os lugares. O público está cada vez mais rigoroso e as empresas precisam se retratar frequentemente por campanhas ofensivas”, explicou. “Escolhemos um tema que é muito sério no país e pensamos em uma forma criativa de levantar o debate e fazer com que as pessoas comecem a pensar sobre o assunto”.
 

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