Micareta

Secretaria de Saúde disponibiliza teste rápido para HIV

Pessoas com mais de 13 anos só precisam apresentar um documento com foto. Aquelas com idade inferior devem estar na companhia do responsável.

16/04/2015 às 10h49, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Para ampliar o diagnóstico da aids, sífilis e das hepatites B e C, a Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar, pelo terceiro ano na Micareta de Feira de Santana, o Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante, que ficará nas proximidades da Jacuípe Veículos, na avenida Maria Quitéria.

Os foliões e demais pessoas poderão se deslocar de forma espontânea e solicitar o teste rápido, entre os dias 23 a 26 de abril, das 19h às 3h. Basta ter acima de 13 anos e apresentar um documento com foto. Aquelas com idade inferior devem estar na companhia do responsável.

O resultado sai entre 15 a 20 minutos. É feita uma pequena furada no dedo para coletar o sangue que será submetido à análise. Antes, a pessoa passa por um aconselhamento, onde serão orientadas sobre o uso correto dos preservativos e das doenças sexualmente transmissíveis. Também vão responder a um questionário, sendo que de forma segura e sigilosa.

Quem desejar poderá pegar o resultado no Programa Municipal de DST/HIV/aids, que funciona no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho Lêda, na rua Germiniano Costa, em uma outra oportunidade.

A coordenadora do Programa Municipal, Vanessa Sampaio, afirma que, caso o resultado seja positivo, a pessoa será orientada e encaminhada para tratamento e acompanhamento no Programa de DST/HIV/aids. No ano passado, foram diagnosticados três casos positivos de HIV. Já as pessoas diagnosticadas com hepatite serão encaminhadas para o Centro Municipal de Hepatites Virais, instalado na rua Barão do Rio Branco, 1.054, centro.

A equipe para realizar o teste rápido é habilitada, conforme normas do Ministério da Saúde. Atuam enfermeiros, bioquímicos, assistentes sociais, psicólogos e técnicos de laboratório.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade