Feira de Santana

Preso casal de agiotas que lesou centenas de idosos

A mulher vinham sendo monitorados pela polícia há seis meses e foram presos em flagrante quando realizavam um saque.

30/03/2015 às 16h17, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

José Geraldo Santos Almeida, de 53 anos, e sua companheira Iraildes dos Santos, 30, foram presos, na sexta-feira (27), acusados de oferecer empréstimos com juros abusivos, para dezenas de famílias da cidade de Amargosa, e reter cartões de benefícios dos devedores para o pagamento das dívidas. Investigadores da Delegacia Territorial (DT) de Amargosa apreenderam mais de 200 cartões, com as respectivas senhas, em poder do casal.

Segundo o delegado Adílson Bezerra, titular da DT/Amargosa, José Geraldo e a mulher vinham sendo monitorados pela polícia há seis meses e foram presos em flagrante quando realizavam um saque numa agência bancária, utilizando o cartão de benefício de uma das vítimas. O casal já havia efetuado outros dois saques, em bancos diferentes, neste mesmo dia. No momento da prisão, a dupla portava pouco mais de R$ 1,2 mil, em espécie.

José Geraldo mantinha um escritório no bairro da Catiara, sem autorização legal, no qual onde eram feitos os empréstimos a juros exorbitantes. O esquema tinha como alvo principal pessoas de baixa renda, portadores de cartões de benefícios e que passavam por dificuldades financeiras. José Geraldo oferecia os empréstimos a juros de pelo menos 20 por cento, ao mês, e exigia das vítimas a entrega do cartão de benefício, acompanhados da senha.

No dia do pagamento, os golpistas sacavam o dinheiro, descontavam os juros e entregavam a vítima o restante do valor. Muitas delas estavam endividadas há vários anos e a maioria era de pessoas idosas. José Geraldo confessou que trabalha com agiotagem há mais de 10 anos, sendo que há oito anos vive exclusivamente desta prática criminosa. No ano passado, ele adquiriu um veículo Ford Ranger, ano 2014, pagando R$ 150 mil, à vista.

O casal, que vai responder por crime contra a economia popular, já foi encaminhado à carceragem da 4ª Coorpin/Santo Antônio de Jesus. O delegado Adílson Bezerra solicita que todos que tiveram seus cartões retidos pelos acusados, compareçam à DT/Amargosa para recuperar seus cartões.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade