Domingo de Ramos

Dom Itamar pede 1 minuto de silêncio pelos mortos no desastre aéreo na França

Ele ressaltou que a queda do avião comoveu o mundo, mas pediu aos fiéis que não se esqueçam que no Brasil morrem por dia aproximadamente 172 pessoas assassinadas.

29/03/2015 às 10h27, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso e Ney Silva

Durante a celebração do Domingo de Ramos, ocorrida na manhã deste domingo (29), o Arcebispo Metropolitano Dom Itamar Vian, em sua homilia, solicitou aos fiéis que fizessem um minuto de silêncio em memória dos mortos no desastre do avião nos Alpes Franceses, que aconteceu na semana passada.

Em seguida, o arcebispo ressaltou que a queda do avião comoveu o mundo, mas pediu aos fiéis que não se esqueçam que no Brasil morrem por dia aproximadamente 172 pessoas assassinadas. “É como se um avião desses, caísse diariamente em nosso país”, afirmou.

Dom Itamar, que presidiu a celebração com a participação do arcebispo coadjuntor Dom Zanoni e vários sacerdotes, pediu que as pessoas, durante a celebração eucarística, não só rezassem pelos mortos do acidente com o avião, mas por todos os jovens que são assassinados no Brasil. “Cada pessoa que morre dessa forma, é o próprio Jesus que estamos matando. Foi ele que disse: ‘tudo que fizeres ao menor dos meus irmãos, é a mim que fazeis’”, destacou Dom Itamar.

Logo cedo, dezenas de pessoas em grupos vindos de diversas comunidades de bairros como Gabriela, Campo Limpo, Jardim Cruzeiro, entre outras, se deslocaram em direção as praças Padre Ovídio e Renato Galvão. Dom Itamar destacou a importância do Domingo de Ramos.

“Com o Domingo de Ramos, iniciamos a semana mais importante do ano, não somente para Jesus, mas também para nós, povo que aclama Jesus com os ramos verdes. É um dia de muita alegria, entusiasmo, mas também de reflexão. Jesus entra com um jumento e não com um cavalo, como usava os reis. O que significa que ele entrou com humildade em Jerusalém”, destaca Dom Itamar.

Ele ressaltou a participação da comunidade católica no Domingo de Ramos. Mas lamentou o fato das praças no entorno da igreja estarem com a reforma atrasada, limitando uma presença mais confortável para as centenas de pessoas que foram para o evento. “Espero que nas próximas celebrações de Corpus Cristhi e Festa de Santana, a prefeitura possa já ter inaugurado a praça Monsenhor Renato Galvão e a praça Padre Ovídio”, afirmou.

A dona de casa, Lindaura Queiroz de Oliveira, 77 anos, saiu cedo de casa e foi para o Domingo de Ramos. Ela faz parte da paróquia dos Frades Capuchinhos, mas diz que costuma ir em outras comunidades. “Para Deus tudo é possível. Me encontro alegre, satisfeita, feliz, através de Deus e suas missões. Já enfrentei chuva, sol e há décadas venho participar do Domingo de Ramos”, afirmou.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Praça de Jaguara

Feira de Santana

Prefeito assina ordem de serviço para construção de memorial em Jaguara

A Prefeitura de Feira de Santana também vai executar a urbanização em torno do memorial paroquial para garantir a...

25/04/2024 às 10h37

Rua L, Caminho L 20 Feira X

Feira de Santana

Família que reside ao lado de canal no Feira X teme desabamento de casa; cratera foi aberta dentro do terreno

Maria de Lourdes, moradora da casa, contou que desde 2019, a família enfrenta problemas com o canal.

25/04/2024 às 09h41

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Feira de Santana

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Ele foi morto por golpes de picareta, faca e martelo desferidos por um vizinho que, supostamente, estava sob o efeito...

25/04/2024 às 07h42

Rua Bela Vista

Divisa Feira/ São Gonçalo

Moradores enfrentam problemas em rua há mais de 20 anos devido problemas em definição de cidades

Um dos obstáculos para a resolução destes problemas é que o local faz parte da divisa entre os municípios de...

25/04/2024 às 06h26

Miss Universo Feira de Santana - 2024

Miss Universo

Conheça a história de resiliência da Miss Feira de Santana 2024: “Eu sou uma vencedora que acredita no amanhã”

Com o objetivo de representar a força e o carisma das mulheres feirenses, Eduarda conseguiu realizar esse sonho com a...

25/04/2024 às 06h26

Avenida Maria Quitéria

Feira de Santana

Moradores da Avenida Maria Quitéria reclamam de insegurança e focos de dengue em terreno baldio

O professor Ayrton Araújo, que reside nas imediações há mais de 40 anos, conversou com o Acorda Cidade e explicou...

24/04/2024 às 15h25

image

Rádio acorda cidade