Mercado

Cresce em 250% a participação de mulheres nos canteiros de obras

Principais motivos são a expansão das atividades e processo de primarização.

28/03/2015 às 06h55, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

 

Nos últimos seis anos, a participação das mulheres nos canteiros de obras de construtoras, ambiente tradicionalmente masculino, aumentou em 250%. Somente no estado da Bahia, a construtora MRV Engenheria contratou 101 mulheres entre os meses de julho de 2014 a março de 2015 que trabalham em 10 obras em andamento.

 

Segundo Marcos Horta, Diretor de Desenvolvimento Humano da empresa, entre os principais motivos para o aumento das oportunidades de as mulheres ingressarem no setor estão a escassez da mão de obra a partir da expansão das atividades da construtora e o processo de primarização da companhia. “Desde 2007, quando a MRV Engenharia abriu seu capital, percebemos uma carência de trabalhadores para atuarem nos nossos canteiros de obras, nas mais diversas atividades. A oferta de mão de obra masculina não acompanhava a crescente demanda e por isso, começamos a investir na contratação de mulheres para desempenharem as mesmas funções. Com o processo de primarização que a companhia iniciou em 2014, as operárias assumiram um papel de destaque, pois percebemos que em determinados trabalhos, como no acabamento, no rejunte de azulejos e na pintura, elas têm mais habilidade e atenção” destacou o diretor.

 

A Auxiliar Administrativo da MRV no empreendimento Parque Sun Palace em Salvador, Elisângela Rosa dos Santos, de 37 anos, é uma das colaboradoras que tem crescido profissionalmente dentro da companhia. Contratada em 2012 como Ajudante, Elisângela conta que hoje os trabalhadores dos canteiros já se acostumaram com a presença feminina nas obras e comemora a valorização do seu trabalho. “Eu era operadora de caixa e nunca pensei em trabalhar na construção civil. Vendo outras amigas entrando nesse ramo e gostando, topei o desafio e tenho tido muitas oportunidades para crescer. Vou continuar fazendo os treinamentos até chegar ao meu objetivo que é ser uma encarregada na obra”, afirmou a colaboradora.

 

Em 2009, 1.285 mulheres atuavam na companhia, enquanto que em 2015 esse número já corresponde a 4.494, sendo que cerca de metade – 2.063 atuam nos canteiros, executando atividades como servente, ajudante de obra e também no setor administrativo como auxiliares de engenharia. O restante do público feminino está distribuído pelos escritórios da MRV, presente hoje em 19 estados do país.

 

A MRV Engenharia

Fundada em outubro de 1979, em Belo Horizonte, a MRV Engenharia é líder nacional no mercado de imóveis econômicos. Em 35 anos de atividades, vendeu mais de 230 mil unidades. É a única construtora brasileira presente em 130 cidades de 19 Estados e no Distrito Federal. No ano de 2014 a companhia vendeu 41.325 unidades e lançou 29.386 imóveis.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade