Educação

Professores da Uefs aprovam estado de greve

De acordo com a Associação dos Docentes da Uefs (Adufs), a mobilização reflete a preocupação da categoria com a Educação.

27/03/2015 às 15h22, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Em assembleia, os professores da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) aprovaram o estado de greve e a paralisação das atividades acadêmicas.

Eles participarão de um ato público na Secretaria da Educação (SEC), dia 8 de abril. A atividade já está aprovada também na Uesc e a Uesb. A Uneb fará assembleia dia 31 deste mês para avaliação da pauta. De acordo com a Associação dos Docentes da Uefs (Adufs), a mobilização reflete a preocupação da categoria com a Educação.

“A redução anual das verbas destinadas às Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) tem agravado a crise financeira nas instituições e prejudicado as condições de trabalho e de estudo. Este ano foram R$ 7 milhões a menos do total destinado para custeio e investimento, se considerado o valor do exercício de 2014. Há alguns anos, o orçamento aprovado pelo governo está aquém das necessidades acadêmicas, o que aumenta o risco de as instituições entrarem em colapso financeiro e de faltar dinheiro para comprar material, executar obras, garantir o funcionamento do restaurante universitário, pagar fornecedores e terceirizados, realizar concursos e seleções públicas para professores e técnico-administrativos, dentre outras demandas”, informa a associação por meio de nota.


Conforme já noticiado no Acorda Cidade, nos últimos dias, houve paralisação de estudantes e professores dos cursos de Psicologia e Pedagogia da Uefs, que reivindicam pautas como laboratórios, contratação de docentes e oferta de transporte para a participação em eventos. Além, disso por causa de atraso de pagamento dos salários, vale-transporte e ticket-alimentação, os trabalhadores terceirizados cruzaram os braços em protesto.

Durante o ato público do dia 8 de abril, será solicitada uma reunião com o governo. Caso a categoria não seja recebida, segundo a Adufs, uma nova assembleia será convocada nas quatro universidades e, desta vez, para a apreciação da deflagração da greve. A Adufs informou ainda que também será elaborado Dossiê contendo a relação dos transtornos causados à instituição em função da redução orçamentária, além da organização de evento com outros segmentos para a construção de pauta unificada. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade