Bahia

Programa Água Doce vai beneficiar 55 mil moradores da zona rural do Estado da Bahia

O governador Rui Costa viaja no próximo dia 27 de março para Minuim, distrito do município de Santa Brígida, onde vai assinar a ordem de serviço para dar início às obras que vão beneficiar 55 mil pessoas em 28 municípios.

26/03/2015 às 09h41, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), empresa da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, vai dar início a implantação de 145 sistemas simplificados de abastecimento de água com dessalinizador.

O governador Rui Costa viaja no próximo dia 27 de março para Minuim, distrito do município de Santa Brígida, onde vai assinar a ordem de serviço para dar início às obras que vão beneficiar 55 mil pessoas em 28 municípios.

As obras fazem parte do Programa Água Doce que é uma ação do Governo Federal coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente. O objetivo é estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas.
De acordo com o presidente da Cerb, Marcus Vinícius Bulhões, os sistemas de abastecimento de água serão construídos na região do semiárido, onde as comunidades sofrem com elevado déficit hídrico, aproveitando os poços tubulares com alto teor de sal.

Os equipamentos instalados vão dessalinizar a água coletada dos poços tubulares perfurados pela Cerb e disponibilizar em reservatórios. A partir daí, a água é distribuída em chafarizes eletrônicos que fornecem água potável para o consumo humano.

Durante a execução das obras, visando à sustentabilidade dos sistemas construídos, as assistentes sociais atuarão junto às comunidades, implementando metodologia do programa que resulta no acordo de gestão. O trabalho vai agregar valores voltados à educação ambiental bem como para o uso racional da água e a mudança do perfil epidemiológico.

Como funciona – Muitos poços quando perfurados pela Cerb apresentam água salobra, o que é comum no semiárido baiano, onde o solo é formado, na sua maioria, por rochas calcárias que têm grandes quantidades de sal. O processo de tratamento, conhecido como osmose reversa, funciona da seguinte maneira: a água salobra é bombeada para o dessalinizador. A partir daí passa por um sistema pré-filtros e segue para uma bomba de alta pressão. A água ganha força para passar pelas membranas, uma espécie de filtros com microporos, que retém todas as impurezas e só permite a passagem de água pura.

O Programa Água Doce vai atuar em comunidades que sofrem com elevados déficits hídricos, recuperando e instalando equipamentos de dessalinização em poços tubulares, com uma destinação adequada do concentrado resultante do processo osmose reversa, através da construção de tanques de contenção impermeabilizados. Os efluentes não podem ser lançados de forma incorreta no solo, o que causaria um impacto no meio ambiente.

Os municípios que serão beneficiados nessa primeira etapa do Programa Água Doce. São eles: Baixa Grande, Brumado, Buritirama, Campo Alegre de Lourdes, Cansanção, Canudos, Capela do Alto Alegre, Conceição do Coité, Coronel João Sá, Gavião, Ipirá, Itaguaçu da Bahia, Itiúba, Juazeiro, Livramento de Nossa Senhora, Malhada de Pedras, Monte Santo, Morro do Chapéu, Ourolândia, Pé de Serra, Pedro Alexandre, Quijingue, Riachão do Jacuípe, Santa Brígida, Santa Luz, Uauá, Umburanas e Várzea Nova.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade