Saúde

Hospital São Rafael realiza pelo SUS exame que ajuda no diagnóstico e tratamento do câncer

Até agora, o equipamento só estava disponível apenas para particulares, convênios privados e planos de saúde

26/03/2015 às 08h30, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Primeiro Hospital do Norte/Nordeste a adquirir o equipamento de PET/CT, o São Rafael agora passou a disponibilizar esse procedimento pelo SUS. O exame, que ajuda na localização exata de lesões malignas e pode modificar a opção para tratamento da doença, até então só era possível para particulares ou mediante convênios privados e planos de saúde.

O procedimento de ponta está disponível para a população em geral, através de convênio firmado entre o HSR e a Prefeitura de Salvador. O PET/CT ou Tomografia por Emissão de Pósitrons/Tomografia Computadorizada, adquirido em 2006, está disponível para pacientes diagnosticados com câncer de pulmão, colorretal e com linfomas de Hodgkin e não-Hodgkin.

Para realizar o PET/CT é preciso ter cartão SUS e ser encaminhado por um especialista, já com o pedido médico. A solicitação pode ser feita, pelo próprio paciente ou seu representante legal, no Serviço de Medicina Nuclear do HSR. O exame é autorizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, observando critérios técnicos. Com a inclusão da técnica através do SUS, os pacientes que não possuem planos de saúde ou que não têm condições para arcar com o exame, agora poderão fazer esse procedimento, considerado de alto custo.

Mapeamento do Câncer

De última geração, o PET possui uma tomografia computadorizada (TC) acoplada, permitindo maior precisão na detecção do tumor. Por garantir informações sobre a existência e localização exata do tumor, o PET/CT é um grande aliado no tratamento da doença. Evita o uso de métodos invasivos e pode descartar a necessidade de intervenção cirúrgica. O equipamento realiza mapeamento no organismo para rastrear as lesões neoplásicas, através de uma substância similar à glicose, o F-FDG.

Segundo o médico nuclear do HSR, Lucas Vieira, o procedimento é simples. “Como as células neoplásicas consomem grande quantidade de glicose como fonte de energia, é administrada glicose radioativa no paciente. Dessa forma, é possível identificar os locais onde há alteração do metabolismo glicolítico e, consequentemente, a extensão dos tumores”, afirma.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade