Educação

Alunos do Pronatec realizaram mostra sobre logística reversa

Eles mostraram como fazer o descarte correto e a reutilização dos mais diferentes materiais, como medicamentos, lâmpadas fluorescentes, óleo de cozinha usado, alumínio, cosméticos, dentre outros.

18/03/2015 às 07h22, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Com o tema “Logística Reversa”, alunos do Pronatec, do curso técnico em Logística da FTC Feira realizaram exposição na área de convivência da Faculdade. Eles mostraram como fazer o descarte correto e a reutilização dos mais diferentes materiais, como medicamentos, lâmpadas fluorescentes, óleo de cozinha usado, alumínio, cosméticos, dentre outros.

A professora Rosenir Batista Sena, das disciplinas Processo Logístico e Tributação e Legislação, disse que o tema foi sugerido por ela, mas todo o cronograma da exposição ficou sob a responsabilidade dos alunos, ao todo 68, empolgados com o trabalho.

“A logística reversa é um assunto bastante polêmico e em evidência atualmente,” destacou a professora, acrescentando, “tanto é assim que as prefeituras têm que apresentar projetos de resíduos sólidos ainda este anoe colocar em prática até 2016”. Rosenir observou que em Feira de Santana o tema é bastante procedente, tendo em vista a situação do aterro sanitário da cidade, que já não comporta mais as 500 toneladas de lixo geradas diariamente.
Rosenir explicou que a logística reversa cuida do retorno de produtos, embalagens ou materiais ao seu centro produtivo. De acordo com a professora, o ponto principal é cuidar do produto após a sua utilização, a fim de que seja reutilizado, reduzindo custos e impactos ambientais, a exemplo de contaminação do solo com produto de difícil decomposição.

Para realizar o trabalho, os estudantes fizeram pesquisas em várias empresas, como a Embasa que faz a coleta seletiva e voluntária de resíduos encontrados no processo de tratamento de águada empresa em Feira de Santana; a Natura, primeira empresa a lançar refil de perfumaria com plástico 100% reciclado e G- Light. Eles também pesquisaram os resíduos hospitalares, os males do óleo de cozinha usado, quando não descartado corretamente, e como reutilizá-lo na produção de resinas para tinta, sabão em barra, detergente, ração e biodiesel.

O descarte de medicamentos deve ser feito em coletores, onde são depositados os medicamentos vencidos, ou inutilizáveis, além de embalagens, informa a estudante Vanessa Costa. Segundo ela, em Feira de Santana, algumas localidades já contam com coletores, a exemplo do Caseb, Avenida João Durval Carneiro 3518; Campo do Gado, Caminho 14, nº 2 conjunto Feira 5 e Lagoa Grande, rua Coronel José Pinto s/n.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade