Educação

Estudantes de Feira de Santana enfrentam problemas para renovar contratos do Fies

Por meio de nota, o Ministério da Educação informou que o sistema do Fies está passando por problemas por causa do grande volume de acessos e que está tomando providências para superar as dificuldades.

17/03/2015 às 17h39, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso e Danillo Freitas

Estudantes de faculdades particulares estão enfrentando problemas para conseguir renovar os contratos do Programa de Financiamento Estudantil o (Fies). O prazo termina no dia 30 de abril. Cerca de 1.800 estudantes estão nesta situação na Bahia.

No caso do estudante de publicidade e propaganda, Paulo Victor, no momento que ele tentar renovar o Fies, através do site do programa de financiamento, apresenta falha, o impedindo de concluir o processo.

“Quando a gente tenta cadastrar, não conseguimos avançar as etapas para fazer o aditamento. Já tentei várias vezes e não consegui. O site trava quando a gente tenta confirmar os dados. Já procurei a faculdade e fui informado que devo continuar tentando no site. Agora vou continuar insistindo, pois tenho medo de não consegui”, relatou.

De acordo com Cristiano Lobo, diretor da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), o problema é que as regras do Fies mudaram e que os alunos devem continuar tentando acessar o portal do Fies.

“Constatamos que muitos alunos estão enfrentando dificuldades na contratação do Fies, seja o aluno veterano, que é o aditamento, seja o aluno novo. No caso do aluno que já tem o contrato, nós temos orientado para que ele procure a central de atendimento ao estudante, para observarmos o que tem acontecido”, afirmou.

De acordo com ele, os erros podem ocorrer, em algumas situações, em função das limitações que o MEC estabeleceu em relação aos valores pré-definidos, que foram liberados no semestre passado.

“Há um entendimento de que o contrato feito no ano passado não pode ter uma alteração de valor superior a 6,41% e foi um índice que o governo estabeleceu como limite de reajuste. A nossa orientação é que o aluno abra uma demanda junto ao sistema e informe que ele está querendo se matricular para que o MEC possa se manifestar”, acrescentou.

Segundo Cristiano Lobo, para acessar ao financiamento, o aluno precisa ter feito a prova do Enem, de acordo com o que foi preestabelecido no passado. Porém, segundo afirmou, recentemente surgiu uma portaria, que vai limitar a pontuação e o aluno deverá ter alcançado 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação.

“Esse é um critério que será utilizado a partir de abril. Está sendo divulgado o prazo de 30 de abril, mas esse prazo é para a renovação de contrato. Para contratos novos, a informação é que a regra começa a vigorar a partir do início de abril”, afirmou.

Para os alunos que são iniciantes e não estão conseguindo fazer a adesão ao sistema, Cristiano Lobo, afirmou que tem aparecido algumas informações que são divergentes da realidade. “Estão informando, por exemplo, que a faculdade não tem mais vagas disponíveis, porém nós não limitamos vagas para o fies”, afirmou.

Por meio de nota, o Ministério da Educação informou que o sistema do Fies está passando por problemas por causa do grande volume de acessos e que está tomando providências para superar as dificuldades.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade