Agenda Cultural

MAC abre as atividades deste ano com vernissage e lançamento de livros

Os livros "minimalismo", de Marcondes Araujo, e "O Livro Conta Corrente", de Ederval Fernandes serão lançados e a exposição "Alucydriver" será aberta nesta quinta-feira (19)

17/03/2015 às 08h14, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O lançamento de dois livros e a vernissage de uma exposição de artes visuais marcam a abertura das atividades culturais deste ano no Museu de Arte Contemporânea de Feira de Santana (MAC), no nesta quinta-feira (19), a partir das 20h.

Serão lançados os livros minimalismo, de Marcondes Araujo, e O Livro Conta Corrente, de Ederval Fernandes. Também será aberta a exposição Alucydriver, do artista visual Devarnier Hembadoom Apoema.

O livro minimalismo é o terceiro livro publicado do escritor e jornalista Marcondes Araujo, que já lançou, em 2013, pela editora Scortecci, de São Paulo, Piolhos-de-Cobra, vencedor do XI Prêmio Livraria Asabeça, categoria contos; e no ano passado o livro, também de contos, Jeremias Ladrão-de-Cavalo, pela editora do MAC. O livro minimalismo (Editora Arribaçã) reúne 80 microcontos, um gênero literário que busca extrair em poucas linhas o máximo de força e expressão de uma narrativa.

O Livro Conta Corrente (Editora Sarò) é o primeiro livro de poemas de Ederval Fernandes. A edição traz fotografias de Maria Dolores Rodriguez e ilustrações de Mariana Leme. Segundo a crítica literária Clarisse Lyra, o livro tem “uma autenticidade que tem a ver com a experiência (…). Tem neles (nos poemas) um itinerário, uns caminhos que você persegue e que a gente nota e que talvez seja um caminho de formação, naquele sentido de aprendizado, tipo um romance de formação em poesia”.

Alucydriver (trocadilho entre alucinação e direção), é o titulo da exposição do artista Devarnier Hembadoom Apoema, graduado em artes visuais e com mestrado pela Universidade Federal da Bahia. A mostra conta com cerca de 20 obras de artes visuais, envolvendo múltiplas linguagens artísticas, a exemplo de pinturas, desenhos, fotografias, instalações, objetos e vídeos. As obras possuem temáticas que circunscrevem o cotidiano das pessoas do nosso tempo. A exposição já passou pela Casa XIV, no Pelourinho, em Salvador, no final do ano passado.

A noite será animada pelo cantor e compositor feirense Fabrício Barreto, que apresentará, ao violão, músicas de sua autoria.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade