Entrevista

Vice-presidente da CPI da Petrobrás fala sobre andamento das investigações

Na manhã desta sexta-feira (13) o parlamentar esteve no Programa Acorda Cidade para falar sobre o andamento das investigações.

13/03/2015 às 15h41, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

O deputado federal Antonio Imbassahy foi eleito, na última semana, vice-presidente da CPI da Petrobras. Na manhã desta sexta-feira (13) o parlamentar esteve no Programa Acorda Cidade para falar sobre o andamento das investigações. Confira a entrevista na íntegra.
 

Acorda Cidade – Quais são as principais informações que a CPI conseguiu levantar até agora?

Imbassahy – Tivemos o depoimento do Pedro Barruso, que foi uma coisa que estarreceu o país. Ele falava de um modo muito natural sobre as propinas da Petrobrás, dos valores que foram roubados, da quadrilha que foi instalada. São fatos que estão cada vez mais sendo levados ao conhecimento da população. Tivemos o depoimento também do ex-presidente da Petrobrás, Sergio Gabriele, que foi de um cinismo muito grande. Ele disse que não tinha acontecido nada, que a roubalheira foi muito pequena e que essa coisa de quadrilha não existia. Essas coisas vão deixando as pessoas cada vez mais indignadas. A nossa principal empresa foi assaltada a partir de uma quadrilha que foi instalada no governo passado.

AC – Gabriele diz que os praticaram a corrupção fizeram negociações ilícitas na relação direta com o fornecedor e que era difícil a fiscalização. O senhor acha que não dava para controlar isso?

Imbassahy – Qualquer brasileiro sabe que isso é uma agressão a inteligência de todo mundo. Uma empresa como a Petrobrás tem uma série de sistema de controle, que tem gente com qualidade, evidentemente que o presidente e os diretores sabiam o que estava acontecendo ali. O volume dessa roubalheira é tão grande, que é impensável as pessoas acreditarem em uma justificativa dessa, de que não se sabia o que estava acontecendo. Foram anos e anos e que essa quadrilha estava ali. Muitos afirmam que essa foi a maior corrupção da história de todo o planeta e o ex-presidente disse que foi coisa pequena. Agora o que importa mesmo é acelerar as investigações que a Operação Lava a Jato está fazendo para chegar aos culpados.

ACO senhor afirmou que um dos principais objetivos da CPI é recuperar o dinheiro da companhia desviado para o exterior. Isso será possível?

Imbassahy – A Operação Lava a Jato já conseguiu grandes resultados com a devolução de quase 200 milhões de reais, que já aconteceu. Agora o volume da roubalheira, é muito grande. A Petrobrás cada vez mais tenta se reerguer e a nossa CPI vai contratar um empresa especializada em fazer rastreamento de contas no exterior. Na próxima semana vamos anunciar esse contrato e o plano da empresa, para que a população também acompanhe.

AC O depoimento do presidente da Câmara Eduardo Cunha, foi só de elogios e ninguém ‘apertou’ o presidente. Porque?

Imbassahy – Na verdade era uma sessão que deveria ter indagações, pois CPI é para colaborar na investigação, mas acabou que se transformou em uma sessão sem resultado, diante da investigação.

AC – Qual é o objetivo dessa CPI?

Imbassahy – A CPI tem quatro níveis básicos, pois o nível da roubalheira na Petrobrás é grande. Pela dimensão desse problema, tivemos que criar quatro sub-relatorias para cada setor específico. Esse trabalho deve durar cerca de cinco meses e estamos sintonizados com a Operação Lava Jato. Esse é o caminho, em linhas gerais, que estamos tomando.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade