Seca

Baixa em barragem no norte da BA revela ruínas de cidade inundada

Especialista diz que apesar do nível baixo, a vazão é considerada normal.

05/03/2015 às 08h08, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A baixa no nível da água da Barragem do Sobradinho, no município de Remanso, norte da Bahia, revelou ruínas da antiga cidade, conhecida como Remanso Velho, inundada em 1985 pelas águas do Rio São Francisco. Segundo moradores do município, o aparecimento das ruínas é comum nos períodos de seca.

Atualmente, a barragem está com 18% da capacidade total, que é de 34 bilhões de metros cúbicos.

Segundo a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), em 2015, o menor nível da barragem foi registrado no dia 20 de fevereiro, quando chegou a 16,1% da capacidade.

De acordo com Eduardo Topázio, coordenador de monitoramento dos recursos hídricos e ambientais do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), apesar de baixo, o nível atual está dentro da normalidade. "Apesar de agora estar bem mais abaixo do que nesta mesma época do ano passado, quando o nível estava em 50%, a vazão de 2,6 mil metros cúbicos por segundo é considerada normal", explica.

Topázio explica que as grandes contribuições para a barragem acontecem em Minas e no oeste da Bahia, e que as chuvas em Minas começaram recentemente. "Em fevereiro já choveu mais, e se o padrão de fevereiro se manter pra março, esperamos uma recuperação", afirma Eduardo, que acrescenta que os maiores níveis são alcançados no meio do ano, quando a barragem fica com 50% ou 60% da capacidade.

Fonte: G1

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade