Bahia

Março Lilás conscientiza sobre doação de medula óssea

Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos pode ser um doador de médula óssea, alerta a campanha.

03/03/2015 às 09h06, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Grupo Doar Muda o Mundo inicia a campanha “Março Lilás” com objetivo de sensibilizar a população e promover a conscientização sobre a importância da doação de medula óssea. O slogan “Você não precisa ter superpoderes para salvar vidas” é reforça a ideia que qualquer pessoa, entre 18 e 55 anos de idade e com saúde, pode ser um potencial doador e um super-herói na vida de alguém.

Durante todo o mês serão desenvolvidas várias atividades socioeducativas como palestras informativas em escolas, igrejas, empresas públicas e privadas, visando esclarecer as dúvidas das pessoas sobre a doação de medula óssea, quem pode doar, quem precisa da doação, o que fazer para ser um doador e como é o procedimento, além de panfletagem em locais específicos.

A campanha será encerrada no dia 29 de março, com o Dia da Solidariedade. O Hemoba estará de plantão durante todo o dia para fazer o cadastramento dos voluntários, com a coleta de uma amostra de sangue de 5ml pra realização dos testes preliminares que vão determinar as características genéticas do doador, através do exame de histocompatibilidade (HLA).No local o voluntário também poderá preencher um formulário com seus dados pessoais. Os dados e os resultados dos testes são armazenados em um sistema informatizado que realiza um cruzamento com dados dos pacientes que estão à espera de transplante. Em caso de compatibilidade, o doador é então chamado para exames complementares, avaliação clínica e para doação.

A cantora Márcia Porto e convidados se apresentarão a partir das 15h no trio elétrico Parajós no Espaço Cultural Marcus Moraes.

O “Março Lilás” acontecerá simultaneamente também em Salvador, ilhéus, Itabuna, Una, Tucano e Ribeira do Pombal. Cada cidade terá uma comissão responsável pelo evento. Outros grupos que também lutam pela mesma causa vão apoiar o “Março Lilás”.

A expectativa é conseguir cadastrar no mínimo duas mil pessoas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) e com isso aumentar as chances de encontrar doador compatível para as pessoas que estão doentes à espera de um transplante. “Sabemos que Feira de Santana tem mais de 600 mil habitantes e um potencial enorme de doação”, afirmou Iramaia Andrade, coordenadora do Grupo Doar Muda o Mundo em Feira de Santana. “As pessoas são muito solidárias. A intenção é informar, divulgar e conscientizar para doação de medula”, concluiu.

O transplante de medula óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e outras doenças no sangue, como Mieloma Múltiplo e Linfomas, Síndrome Mielodisplásica, Anemia Aplástica Severa e Imunodeficiências. Os pacientes que precisam de transplante têm cerca de 25% de chance de encontrar um doador compatível entre irmãos do mesmo pai e mesma mãe. Quando isso não ocorre é preciso encontrar esse doador no Redome.

O Redome tem hoje 3,3 milhões de voluntários cadastrados no banco de medula no Brasil— o que corresponde a 1,66% da população. Atualmente, mais de duas mil pessoas aguardam por um doador compatível. A saga de quem busca uma medula nova para sobreviver é dura e metade dos pacientes morre no aguardo do transplante. A espera é angustiante. Cada hora, cada dia, cada semana de vida pode ser a última.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade