Saúde

Secretaria de Saúde monta esquema de combate ao aedes aegypti na Pampalona

Entre as medidas ao alcance de todos e que dificultam a proliferação do inseto estão o armazenamento correto do lixo e a remoção de todos os objetos que possam acumular água.

27/02/2015 às 11h42, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Uma ação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai mobilizar os moradores da Pampalona, nesta sexta-feira, 27, a partir das 8h30, para combater a proliferação do mosquito aedes aegypti. A localidade já notificou, entre janeiro ao dia 25 de fevereiro, onze casos da febre chikungunya e dois de dengue.

Em reunião na manhã desta quinta-feira, 26, na unidade do Programa Saúde da Família Dr. Carlito Guimarães Oliveira, com enfermeiros e técnicos da Vigilância Epidemiológica do Município, foram traçadas algumas estratégias para combater as doenças, bem como serviu para atualizar a equipe de saúde quanto à importância de notificar os casos na unidade.

A enfermeira da SMS, Camila Almeida, lembra que os primeiros casos da febre chikungunya foram confirmados no conjunto George Américo, bairro localizado nessa região da cidade. “Depois surgiram casos no Sítio Novo e agora na Pampalona. Por isso, é importante a conscientização de todos para evitar os focos do mosquito, principalmente nos domicílios”, afirma.

Entre as medidas ao alcance de todos e que dificultam a proliferação do inseto estão o armazenamento correto do lixo e a remoção de todos os objetos que possam acumular água. No trabalho da SMS nos bairros são feitos tratamento focal, bloqueios, acompanhamento e monitoramento dos casos notificados.

Conforme último boletim divulgado pela SMS referente à febre chikungunya, neste ano, 30 pessoas já contraíram a doença – a maioria no Sítio Novo. Em 2014 foram notificados 1.443 casos suspeitos da doença, sendo confirmados 1.027 (71,17%) do total. Destes, a predominância foi para o sexo feminino com 708 casos (68,93%) e a faixa etária mais acometida foi a de 20 a 49 anos com 592 (57,64%) casos.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade