Bahia

Coelba realiza Operação Carnaval 2015 e alerta para os cuidados com a rede elétrica

Barreiras, Correntina, Lauro de Freitas, Maragogipe e Porto Seguro contarão com blitze educativas sobre segurança com a rede elétrica

11/02/2015 às 11h15, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Carnaval é sinônimo de alegria, música e muita diversão. E para que todos possam aproveitar a festa com segurança e energia, a Coelba realiza a Operação Carnaval 2015, conjunto de ações que reúne todos os serviços de manutenção preventiva e melhoramentos na rede elétrica dos circuitos da festa, na capital e também nas cidades do interior onde a folia acontece. O trabalho começou desde outubro do ano passado. Além de poda de árvores, instalação de transformadores e postes para atender novas cargas, a concessionária também montou esquema especial de atendimento das turmas de operação que estarão trabalhando em locais estratégicos para atender às solicitações de emergência durante os dias de folia.

Em Salvador, a novidade foi a instalação dos 22 sensores de curto-circuito na rede elétrica dos circuitos Barra-Ondina e Campo Grande. Estes equipamentos, resultado de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento da equipe de engenharia da Coelba, ficam diretamente ligados ao Centro de Operações da concessionária (Salvador), fornecendo informações sobre a rede elétrica onde estão instalados. Esta tecnologia permite maior rapidez de atendimento, em caso de defeito na rede ou falta de energia nestes locais. Além desses, outros 60 sensores já estão em operação na Região Metropolitana e no Oeste do estado. Mesmo após o Carnaval, estes sensores continuarão sendo utilizados. Até o final de 2015, a previsão é de que cerca de 300 estejam instalados em Salvador e alguns municípios do interior, auxiliando no monitoramento da rede elétrica.

Ações de segurança na capital e interior – Além dos serviços de manutenção e melhoramentos, a Coelba também prioriza a segurança da população com relação à rede elétrica. Como forma de contribuir para uma festa mais segura, a Coelba está investindo R$ 678 mil na reedição da campanha “Coelba com você no Carnaval”, que inclui peças de TV, rádio, busdoor, bustv, internet, ações educativas.

As peças divulgam os principais cuidados com a rede elétrica no período da festa. No interior, as blitze educativas acontecem em cinco municípios: Barreiras, Correntina, Lauro de Freitas, Maragogipe e Porto Seguro. Os promotores farão abordagem para orientar motoristas dos trios elétricos com relação a altura do veículo e manobras onde há rede elétrica e distribuirão material promocional com dicas importantes que ajudam a evitar acidentes e garantir a energia da festa, a exemplo de não jogar serpentina ou qualquer outro objeto na fiação.

Os foliões também não devem subir em postes, marquises e árvores próximas à rede elétrica e, em caso de fios caídos, não se aproximar e avisar imediatamente à Coelba. Outro alerta importante é com relação ao “bastão de selfie”, para que os foliões que estejam em varandas, sacadas ou em cima de trios e carro de apoio, tenham cuidado e não aproximem o objeto da rede elétrica.


Principais dicas de segurança com relação à rede elétrica:

– Os trios elétricos devem respeitar o distanciamento mínimo regulamentar de 1,5 m da rede elétrica, tanto na vertical quanto na horizontal. Conforme determinação dos órgãos competentes, a altura máxima dos trios elétricos mais altura de suas alegorias e de seus ocupantes deve ser de 4,4 metros.

– Em caso de fio caído, não se aproximar e avisar a Coelba.

– Não jogar serpentina em direção à rede elétrica.

– Não subir em postes, marquises e árvores que estejam próximos à rede elétrica.

– Não aproximar o “bastão de selfie” da rede elétrica.

– Não fazer ligação clandestina de energia. Além de colocar a vida em risco, é crime.

– Não colocar enfeites e nem jogar objetos na rede elétrica

– Evitar que balões e placas de propaganda toquem na rede elétrica.

– Não direcionar jatos d’água à rede elétrica.

-É obrigatória a instalação do aterramento das estruturas metálicas de barracas e balcões.

– Em caso de acidentes envolvendo a rede elétrica, avisar imediatamente à Coelba: 0800 071 0800 ou 0800 281 0142 (Atendimento ao deficiente auditivo ou de fala).
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade