Política

Governador destaca investimentos na saúde e educação em encontro com a imprensa

Ele abriu a reunião destacando a importância da Educação e afirmou que o setor será prioridade no seu governo.

28/01/2015 às 11h40, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

As relações entre o governo do estado e os municípios, segurança pública, saúde e educação, foram alguns dos temas abordados na tarde de ontem (27) na governadoria em Salvador, durante uma reunião entre o governador Rui Costa e a imprensa. Ele abriu a reunião destacando a importância da educação e afirmou que o setor será prioridade no seu governo.

Entre as melhorias no setor, Rui Costa informou que o governo vai melhorar a remuneração dos diretores e vice-diretores das escolas. Segundo ele, os diretores e vices receberão um valor adicional pelo exercício do cargo, que será pago a todos. Além disso, os profissionais receberão um segundo adicional, que será o dobro do valor e estará condicionado ao desempenho dos alunos, com base em notas do Enem e outras provas que medem a qualidade do ensino.

“Temos reajustes já programados para esse ano, que já estão acordados e assinados com o sindicato. Tem também o reajuste do piso e o geral. Estamos fazendo um cálculo para ir no limite do possível da lei. No ano passado fechamos dezembro de 2014 quase batendo 45,7% do limite de gasto de pessoal, lembrando que para o estado o limite prudencial é de 46%. A margem não é grande, mas vamos fazer um esforço de dar um reajuste aos professores e aos servidores, não sei ainda quanto, e em particular aos diretores. Vamos valorizar o papel do diretor”, destacou.

De acordo com o governador, o Pacto pela Educação tem que envolver os servidores do estado, os empresários, as famílias e a sociedade. Ele destacou a parceria da imprensa. “O grande objetivo dessa reunião é dar transparência às ações de governo, sinalizar o planejamento e convidar a imprensa e a sociedade para uma parceria naquelas ações que não são do meu governo, mas que pertencem e são do interesse da sociedade da Bahia”, disse.

Investimentos na saúde

Na área da saúde, o governador afirmou que a rede estadual está sendo fortalecida com a reforma e ampliação de vários hospitais. Rui Costa ainda falou sobre o Consórcio de Saúde, que deve ser lançado em março, e visa melhorar a atendimento, especialmente, em cidades do interior.

“Estamos ampliando vagas na rede, reformando vários hospitais, vamos inaugurar nos próximos dias o novo HGE, estamos com obras de ampliação no hospital de Jequié, o Hospital de Base de Vitória da Conquista também está sendo ampliado, vamos ampliar o Hospital Dantas Bião em Alagoinhas e, portanto, reestruturar a rede para que ela seja capaz de responder à demanda. Além disso, vamos lançar os consórcios de saúde pública, em uma parceria com os municípios, que pretende também responder a essa demanda utilizando alguns hospitais municipais para gestão do consórcio, onde o estado participará financeiramente, para que o hospital possa produzir e atender os pacientes”, afirmou.

Resposta às críticas de Jorge Solla

O deputado federal Jorge Solla (PT) criticou algumas medidas adotadas pelo governador Rui Costa, que visa retirar alguns profissionais de serviços técnicos e colocá-los para exercer funções práticas. Rui Costa disse que a sensibilidade dele está relacionada diretamente ao atendimento da população e que vai buscar, com muito cuidado, convidar todos os profissionais que são especialistas a estarem na atividade para qual fizeram o concurso.

“Tenho professores que estavam trabalhando na Assembeia Legislativa em outras funções, mas eu tenho carência de professores nas salas de aula, então eu vou pedir que eles retornem à sala. A mesma coisa ocorre em relação a profissionais de saúde e aos policiais”, ressaltou.

Rui Costa disse ainda que existe um planejamento para, eventualmente, lançar mão da convocação de reservistas da Polícia Militar para que todo trabalho, mesmo que seja dentro da PM, possa ser exercido por reservistas que já se aposentaram e poderiam ser convocados de volta e exercer funções administrativas. “Quem está na ativa faria o papel de rua. Iremos convocar alguns desses reservistas para utilizar o máximo o potencial da mão de obra que temos”, afirmou.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade