Astronomia

Asteroide gigante passa próximo à Terra nesta segunda-feira (26)

A Nasa garante que a passagem do asteroide será inofensiva.

26/01/2015 às 17h17, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

EBC – Um asteroide chamado 2004 BL86 irá passar relativamente perto da Terra na noite desta segunda-feira. Astrônomos da NASA estimam que o corpo tenha cerca de 500 metros de diâmetro, e que deva passar a cerca de 1,2 milhão de quilômetros. Essa distância equivale a três vezes a distância da Lua ao nosso planeta. É a maior aproximação de um asteroide desde 1990, e deverá ser a maior até 2027. A Nasa garante que a passagem do asteroide será inofensiva.

O corpo poderá ser observado até por astrônomos amadores com binóculos potentes ou pequenos telescópios. O asteroide estará mais visível a partir das 23h desta segunda até as 4h da manhã de terça (horário de Brasília) nas Américas, Europa e África.

“Apesar de não apresentar ameaça para a Terra, é uma aproximação a uma distância relativamente curta de um asteroide relativamente grande, e nos oferece uma oportunidade única de observar e aprender mais”, afirma o astrônomo da Nasa Don Yeomans. "Asteroides são especiais. Eles se tornarão fontes valiosas de minérios e outros recursos naturais vitais. Eles também serão paradas de abastecimento para a humanidade à medida que dermos continuidade à exploração do sistema solar”, completa. A aproximação desta noite será a mais curta do 2004 BL86 da Terra pelos próximos 200 anos. 

Animação mostra a aproximação do da Terra (Fonte: Jet Propulsion Laboratory/NASA)

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade