Bahia

Projetos de educação beneficiam internos do Conjunto Penal de Itabuna

As aulas, que acontecem em 12 salas, contribuem para a ressocialização e para novas perspectivas de vida.

24/01/2015 às 11h41, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Internos do Conjunto Penal de Itabuna, no sul da Bahia, têm nova oportunidade de voltar a estudar por meio dos projetos Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Todos pela Alfabetização (Topa), desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado. Ao todo, 380 internos participam de oito turmas do Topa e dez do EJA, englobando o ensino fundamental e o ensino médio. As aulas, que acontecem em 12 salas, contribuem para a ressocialização e para novas perspectivas de vida.

Os alunos do ensino fundamental 1 estudam com professores da rede municipal. No fundamental 2, as aulas são ministradas por professores do Colégio Estadual de Itabuna, a partir da metodologia do ‘Tempo de Aprender’. No Topa, o processo de alfabetização envolve os internos que têm nível médio ou superior. Eles passam por formação específica aplicada pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) para ser monitores, recebendo bolsa de R$ 500 e remissão de pena.

“A gente percebe que esse trabalho é um resgate de cidadania e eles têm a oportunidade de ajudar a família com a bolsa que recebem. Desta forma, ampliam novos horizontes, passam a ter mais perspectivas de vida e, quando saírem daqui, estarão credenciados para serem alfabetizadores”, afirma a coordenadora de atividades educacionais e laborais do conjunto penal, Margarida Magalhães.

Segundo ela, muitos ex-internos que participaram da iniciativa já foram inseridos no mercado de trabalho. A coordenadora destaca que outra grande conquista são os resultados alcançados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Neste ano, 91 internos se inscreveram no Enem e quatro tiveram [pontuação] 800 na redação”.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade