Feira de Santana

Usuário poderá pagar apenas uma passagem mesmo sem passar pelos terminais de ônibus

A informação é do secretário de Transportes e Trânsito, Ebenézer Tuy, em entrevista durante o programa Acorda Cidade desta quinta-feira (22).

22/01/2015 às 17h27, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

Com a modernização do transporte público, que deve ocorrer após a contratação das novas empresas de ônibus, será permitido que os passageiros paguem apenas uma passagem, caso peguem dois ônibus em menos de uma hora, mesmo estando fora dos terminais de transbordo. A informação é do secretário de Transportes e Trânsito, Ebenézer Tuy, em entrevista durante o programa Acorda Cidade desta quinta-feira (22).

“Hoje temos o sistema integrado de transporte, onde as pessoas se deslocam dos terminais e muitas vezes, para que essa pessoa possa aproveitar aquela passagem, ela tem que fazer a integração nos terminais para não ter que pagar outra passagem. Com a nova integração, que chamamos de integração temporal, o cidadão pode pegar o transporte coletivo em qualquer bairro da cidade, e se conseguir solucionar sua demanda no espaço de tempo de uma hora, ele poderá embarcar em qualquer outro ônibus, em qualquer ponto da cidade, pagando somente uma passagem”, informou.

Bilhete eletrônico – Para que exista um controle com relação ao tempo que o usuário utilizou o transporte pela primeira vez, os novos ônibus estarão equipados com um sistema de bilhetagem eletrônica e os usuários terão um cartão magnético. Além disso, as pessoas terão no celular um dispositivo com informações do horário que o transporte vai passar.

“Quando o cidadão pagar a primeira passagem, o sistema informatizado vai marcar o horário que ele pagou. Se nesse lapso temporal de uma hora ele for embarcar em outro ônibus, ele não vai pagar uma segunda passagem. Isso é o que chamamos de integração temporal e serve para todas as pessoas da nossa comunidade que conseguirem resolver seus problemas dentro de uma hora”, destacou o secretário.

Ebenézer informou que os ônibus das novas empresas que vencerem a licitação do transporte público da cidade terão que estarem adaptados ao sistema de bilhetagem eletrônica. De acordo com ele, a integração temporal só ocorrerá quando as novas empresas começarem a operar o sistema.

“Todos os novos ônibus terão que ter GPS para que tenhamos conhecimento dos horários de chegada e partida, da localização dos ônibus, da velocidade, do carregamento de passageiros. Vamos ter uma central de controle operacional para acompanhar tudo isso. Também vamos dotar os terminais de painéis indicando os horários de chegada e saída. Hoje temos uma grande dificuldade com a questão dos horários e não posso tirar a razão da população”, afirmou.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade