Feira de Santana

Audiência pública discute planos de gestão de resíduos sólidos em Feira

De acordo com a promotora Karine Guedes, os organizadores do evento buscaram ouvir a população, o setor produtivo e, também as autoridades envolvidas, que têm atuação na área

22/01/2015 às 16h07, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

O Ministério Público (MP) realizou na tarde de ontem (21), na Universidade Estadual de Feira de Santana, uma audiência pública para discutir a implantação de Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos em Feira de Santana. Participaram da reunião as Secretarias de Saúde, Educação, Serviços Públicos, além do prefeito José Ronaldo, associações e instituições, como o Inema.

De acordo com a promotora Karine Guedes, os organizadores do evento buscaram ouvir a população, o setor produtivo e, também as autoridades envolvidas, que têm atuação na área. “Algumas iniciativas estão sendo feitas, mas a gente observa a falta de organização, que deve ser feita através da elaboração do plano de gestão integrada de resíduos sólidos e também na implantação de algumas ações essenciais, como coleta seletiva, compostagem e cobrança dos grandes geradores, as empresas que produzem muito resíduos sólidos”, explicou a promotora.

A promotora explica ainda que o plano consiste em uma série de questões, como a realização de um diagnóstico, para saber quais os resíduos produzidos no município, o que é preciso para que a destinação possa ser feita de forma adequada, assim como identificar o volume de resíduos que é produzido e quais técnicas podem ser usadas para a destinação.

“É nesse plano que estarão definidas as metas e ações para que os serviços públicos da área sejam melhorados, e a sociedade tem que estar presente na elaboração desses planos. Isso faz com que a própria sociedade, desde a elaboração do plano, vá se conscientizando das suas responsabilidades, já que a política de resíduos sólidos para ser implantada deve contar com assunção da responsabilidade pelo poder público, pelo setor empresarial e pela sociedade”, informou.

O secretário municipal de Serviços Públicos, Manoel Cordeiro, afirmou que o município é totalmente responsável pelos resíduos sólidos, por planejar e por gerir tudo isso, dando destino necessário e conveniente a cada um deles.

“Nós estamos iniciando. Nós estamos em três localidades, onde trabalhamos a comunidade, orientamos e estamos coletando e levando para uma associação no Tomba, a Artemares. Não é papel do município fazer a coleta, o papel do município é criar condições para que a coleta ocorra”, afirma Manoel Cordeiro.

Ainda conforme o secretário, existem muitos canais e lagoas em Feira de Santana que necessitam de limpeza. “Nós temos três rios que passam ou nascem em Feira, e isso nos obriga a olhar para os canais, que são esses entes que esvaziam essa água, pois muitas vezes são ocupados de forma irregular. Nós assumimos a obrigação de fazer a limpeza desses canais. Já iniciamos em três deles, como no Parque Ipê, que já está feito, no Santo Antônio dos Prazeres, que já está quase concluído e no Feira X/Jomafa, onde estamos bem avançados na limpeza.”

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade