Na UFBA

Pesquisa com células-tronco na Bahia terá aporte de R$ 700 mil

O Orçamento da União de 2015 foi aprovado na Comissão Mista de Orçamento (CMO) e será votado em fevereiro.

13/01/2015 às 14h09, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

As pesquisas realizadas com células-tronco na área de ortopedia e no tratamento da anemia falciforme, na Bahia, serão fortalecidas com recursos da ordem de R$ 700 mil. Os recursos serão direcionados para a Universidade Federal da Bahia (Ufba), através de uma emenda do senador Walter Pinheiro (PT/BA) junto ao Orçamento da União de 2015.

As pesquisas e terapias são coordenadas pelo professor e ortopedista Gildásio Daltro que, junto com pesquisadores do Hospital das Clínicas da Ufba, desenvolveu um tratamento para pacientes com necrose óssea em estágio inicial com aproximadamente 90% de eficácia comprovada. “As pesquisas começaram em 2004 na Bahia. Elas são para terapia celular nas sequelas de trauma e anemia falciforme”, destaca Daltro.

Segundo o senador Pinheiro, a Bahia é hoje uma referência em pesquisas e terapias com células-tronco, que são retiradas dos próprios pacientes. “Desde 1997 venho aportando recursos para apoiar o desenvolvimento desta área da medicina na Bahia, seja através de emendas parlamentares ou na busca por recursos junto ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Também conseguimos contribuir para consolidar parcerias com outras universidades de fora do Brasil, como foi o caso da Universidade de Paris e do Instituto Fraunhofer”, diz Pinheiro.

Ainda de acordo com o senador, as pesquisas e terapias com células-tronco nas áreas de ortopedia e anemia falciforme estão na fronteira da medicina e seus resultados podem beneficiar milhões de pessoas. “Talvez a Bahia esteja muito mais avançada do que qualquer outro lugar do Brasil”, destaca o parlamentar. O Orçamento da União de 2015 foi aprovado na Comissão Mista de Orçamento (CMO) e será votado em fevereiro, com a retomada dos trabalhos do Senado e da Câmara.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade