Política

Mais de 800 cargos em comissão já foram cortados do governo do estado

A Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) foi a que mais sofreu com 246 cortes

13/01/2015 às 08h18, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Conforme publicado na edição de sábado (10) do Diário Oficial do Poder Executivo, um total de 867 cargos em comissão foi cortado do governo do estado. A medida determinou extinções em 22 pastas, além dos gabinetes do governador e vice-governador, Casa Militar, Instituto Anísio Teixeira (IAT), Centro Industrial do Subaé (CIS) e Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic). As mais atingidas pela redução de pessoal foram a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), com 246 cortes, seguida por Saúde, com 191, e Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), com 104. Nos casos da SJCDH e Sedes, ambas foram fundidas em uma só, que deve recompor parte das perdas.

Segundo informações da coluna Satélite, ocorreram ainda cortes significativos em outros dois órgãos da cúpula do Palácio de Ondina: o gabinete do governador Rui Costa (PT) e a Secretaria de Educação (SEC), que contabilizaram 63 e 55 cargos a menos, respectivamente. O IAT, que pertence à estrutura da SEC, perdeu outros 32. A lista inclui ainda 38 na Sudic e 22 na pasta de Integração Regional, órgãos extintos por Rui na reforma administrativa aprovada pela Assembleia em dezembro.

A primeira leva de extinções de cargos comissionados, ocupados em sua maioria por indicações políticas, faz parte do pacote de ações para ajustar as contas do governo, anunciado por Rui Costa antes da posse. Entre as quais, a estimativa de cortar 1.694 cargos até o fim deste ano, metade do contingente atingido pela instrução normativa de sábado. A próxima lista deve incluir órgãos, empresas e autarquias do segundo escalão.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade