Cultura

1ª Mostra de Presépios da Biblioteca Central da UEFS começa hoje

A Mostra reúne peças feitas em madeira, barro (mono e policromado) e com a técnica de papel machê

15/12/2014 às 08h49, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Biblioteca Central Julieta Carteado em parceria com o Museu Casa do Sertão realizam a 1ª Mostra de Presépios da Biblioteca Central aberta a partir desta segunda-feira (15) até 6 de janeiro. Apresentando ao público vários presépios formados por elementos simples do cotidiano e ricos em criatividade, caracterizando a cultura e a crença do povo da região, a exposição fica aberta das 8 as 22h, de segunda a sexta-feira.

A Mostra reúne peças feitas em madeira, barro (mono e policromado) e com a técnica de papel machê. As coleções retratam a sensibilidade de artesãos como o santeiro Domingos Paixão, Dona Fia, Crispina dos Santos e Marilene Brito, e ilustram um dos mais tradicionais temas da liturgia católica, o Natal, sob uma ótica popular.

Além dessas coleções, temos o presépio de Maria Rita Carneiro Suzarte, Artista Plástica e servidora da UEFS, que homenageia sua mãe Nilza Carneiro Suzarte (in memoriam). O presépio contém a tradicional manjedoura, brinquedos, ornamentos, cenas urbanas, animais, plantas, pó de serra e luzes natalinas.

As lapinhas em exposição resgatam elementos da religiosidade popular, ainda presentes na cultura de Feira de Santana e região.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade