Cultura

Fanfarra de Santa Luz vence Torneio Intermunicipal

Torneio foi disputado por 24 agremiações de todo o estado

09/12/2014 às 08h49, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Fanfara Municipal de Santa Luz (Famsluz) foi a campeã do XI Torneio Intermunicipal de Bandas e Fanfarras da Bahia, cuja última etapa foi realizada no último domingo (7) em Feira de Santana. Participaram da etapa local 24 agremiações das mais de 50 que iniciaram a disputa.

Leia também: Torneio de fanfarras reúne grupos de várias cidades em Feira de Santana

Para Luiz Carlos Souza Silva, presidente da Licbamba (Liga Cultural de Bandas Musicais da Bahia), o nível técnicos dos competidores surpreendeu este ano. “A cada ano que passa as nossas bandas e fanfarras melhoram a qualidade do que apresentam, adquirem instrumentos mais modernos e isto reflete no resultado final das competições. Apresentaram uma técnica das mais refinadas”.

Por categoria, os campeões foram os seguintes: a Pioneiru´s, de Araças, venceu na musical com evolução, a Bamupg, de Salvador, ficou em primeiro na acesso musical, a FADAA, de Nova Itarana, ganhou na categoria Musical I, a Bamadre, de Madre de Deus, levou o título da acesso com evolução, Líbero, de Conceição do Jacuípe, ganhou a Musical III, Guerreiros do Sol, de Dias D´Ávila ficou o com o título na categoria Musical V, a Janjusf, de Simões Filho, ganhou na Musical II com evolução, a Bansaj, de Santo Amaro, foi a campeã na musical IV, Famuita, de Itajuípe, ganhou na musical II e a Tradicional, de Alagoinhas, ficou com o título na categoria musica III com evolução.

As bandas (assim são classificadas aquelas que usam pistom) e as fanfarras (que utilizam cornetas simples) são julgadas em diversos quesitos, desde a parte musical (arranjo, afinação, ritmo e melodia) à apresentação (marcha, uniformidade, instrumental e garbo), além de evolução (cincronismo e efeito visual) e periféricos (mó, beleza, pelotão coreográfico, estandarte, figurino e regência. O tempo para apresentação, com tema livre, foi de 20 minutos.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade