Educação

Projeto de alfabetização promove troca de experiências em Feira de Santana

A meta do Mova-Brasil é alfabetizar mais de 2.700 jovens e adultosna Bahia até o fim do ano

25/11/2014 às 09h13, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Acontece nesta terça (25) e quarta-feira (26), o IV Encontro Estadual de Educandos do Projeto MOVA-Brasil em Feira de Santana. O encontro é uma ação em conjunto com a Petrobras, o Instituto Paulo Freire e a Federação Única de Petroleiros e tem como objetivo alfabetizar até o fim do ano aproximadamente 2.700 pessoas no estado da Bahia.

O Encontro do Polo Bahia reúne representantes das turmas de educandos, todos os monitores, coordenadores locais e parceiros do Projeto MOVA-Brasil no estado. A meta é trocar experiências e contatos, além de fortalecer o comprometimento com o projeto. Os educandos participarão de uma palestra sobre a importância das ações educativas para o desenvolvimento comunitário.

Esta é a sexta etapa do projeto na Bahia, que desenvolve desde 2003 uma ação alfabetizadora pautada na metodologia Paulo Freire, focada em uma leitura das palavras antecedida pela leitura de mundo e, posteriormente, por uma inserção social cidadã. A etapa atual contempla 42 municípios baianos de áreas como o Recôncavo, o Agreste e o Litoral Norte.

Em 10 anos de parceria com a Petrobras, o Projeto MOVA-Brasil alfabetizou 246.571 mil brasileiros e brasileiras maiores de 15 anos, além de ter capacitado mais de 10 mil profissionais na metodologia do projeto. A meta elaborada para o período de 2014 prevê a alfabetização de mais 20.000 pessoas, contemplando 1.000 turmas nos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Rio de Janeiro.

O Mova-Brasil integra o programa Petrobras Socioambiental: Desenvolvimento Sustentável e Promoção de Direitos. A iniciativa deverá investir R$ 1,5 bilhão, até 2018, em projetos com foco nas linhas de atuação: Produção Inclusiva e Sustentável, Biodiversidade e Sociodiversidade, Direitos da Criança e do Adolescente, Florestas e Clima, Educação, Água e Esporte.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade