Bahia

Temporada Verão Cênico chega à 3ª edição com 34 espetáculos em 18 cidades da Bahia

Os ingressos têm preços populares e variam de grátis a R$ 10, entre os espaços

24/11/2014 às 11h37, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Durante 14 dias seguidos – desta segunda-feira (24) a 7 de dezembro próximo – acontece na capital e em 17 cidades baianas de todos os seis macroterritórios da Bahia, a terceira edição da Temporada Verão Cênico, que levará ao público 34 espetáculos, com 108 apresentações. Realizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura (Secult), o projeto cumpre a função de estimular a difusão do teatro e do circo baianos, valorizando a circulação dentro do próprio estado, em todas as regiões. A programação completa pode ser acessada no site da Funceb.

De acordo com a diretora geral da Funceb, Nehle Franke, a Temporada Verão Cênico compreende que a circulação de espetáculos das áreas das artes cênicas requer um suporte financeiro e logístico considerável para acontecer, em especial se a proposta for de uma difusão em contextos mais amplos. Os ingressos têm preços populares e variam de grátis a R$ 10, entre os espaços. As apresentações em rua são gratuitas.

“É uma obrigação do Estado investir na difusão e no acesso a espetáculos de teatro e de circo baianos dentro da própria Bahia, com o máximo de capilarização territorial”, enfatiza Franke. Assim, assume-se o compromisso de promover a diversidade cultural por meio da diversificação de criadores e públicos, oportunizando a mais baianos o contato com esta atual produção cênica estadual.

Mistura de linguagens

A grande novidade desta edição é a adesão do circo ao Verão Cênico. “Essas linguagens vão se contagiando positivamente para melhorar o alcance do projeto. São participações que complexificam a ação de maneira benéfica e fortalecem as perspectivas das próximas edições”, explica a coordenadora de Teatro da Funceb, Maria Marighella. Segundo ela, o projeto nasceu com a vocação de trabalhar a vascularização das artes cênicas na Bahia “para consolidar o investimento público, é necessário trabalhar a distribuição”.

A coordenadora de Circo, Vika Mennezes, afirma que essa é uma iniciativa inédita no que diz respeito ao fomento à atividade circense baiana, pela primeira vez integrada a um projeto específico de difusão. “Diversas cidades baianas vão contemplar espetáculos de palco e de rua, números circenses, além de uma categoria específica que oportuniza que circos itinerantes apresentem espetáculos nas próprias lonas”.

Espetáculos selecionados

Os 34 espetáculos foram selecionados a partir de edital público, que contou com 92 inscritos, 26 deles oriundos do interior baiano, representando 28% do total. A proporção é a mesma quanto ao resultado da seleção, em que 10 selecionados são de Eunápolis, Ibicoara, Jequié, Juazeiro, Palmeiras, Valença ou Vitória da Conquista. De acordo com Marighella, a intenção é apresentar um panorama diverso de produtos cênicos baianos.

A comissão de seleção seguiu três critérios básicos para a seleção – qualidade e mérito artísticos, trajetória dos grupos e exequibilidade dentro do Verão Cênico. “Vocação para o deslocamento e para alcançar novas plateias é uma das características centrais do projeto”, esclarece a gestora.

A grade é montada em quatro mostras, referentes às categorias de inscrição. Na primeira, Temporada em Movimento, 15 espetáculos de teatro e de circo vão fazer, cada um, quatro apresentações entre os palcos do projeto. Na categoria 2 – Mostra Cenas Curtas -, 10 espetáculos de cenas curtas ou números circenses farão apresentações em números variados nos foyers, pátios dos espaços. Na categoria 3 – Mostra Espetáculos de Rua – oito espetáculos teatrais ou circenses ocuparão as ruas as cidades integrantes, em duas apresentações cada. Na categoria 4 – Circo em Lona – um espetáculo circense fará quatro apresentações em sua própria lona.

Mais cidade e espaços

As duas edições anteriores do projeto (2011/2012 e 2013) reuniram um público total de 20 mil pessoas. Neste ano, o maior número de cidades envolvidas promete uma abrangência ainda maior. “A nossa rede foi ampliada por conta da importância do trabalho com os equipamentos culturais das cidades envolvidas no projeto”, diz Maria Marighella. O Verão Cênico avança na territorialização e tem interesse em chegar para os diversos públicos das mais distintas linguagens teatrais e circenses.

A programação se espalhará em 14 espaços culturais em todo o estado. Em Salvador, são cinco palcos – Centro Cultural Plataforma, Cine-Teatro Solar Boa Vista, Espaço Cultural Alagados, Teatro Gamboa Nova e Teatro Sesc-Senac Pelourinho. No interior, os espaços se distribuem em nove cidades – Casa Anísio Teixeira (Caetité), Centro de Cultura Amélio Amorim (Feira de Santana), Centro de Cultura João Gilberto (Juazeiro), Centro de Cultura Olívia Barradas (Valença), SESC Santo Antônio de Jesus, Teatro Dona Canô (Santo Amaro), Teatro Sesc Barreiras, Teatro Sesc Jequié e Tenda do Teatro Popular de Ilhéus. Para completar, os municípios de Cipó, Esplanada, Eunápolis, Itaberaba, Jacobina, Serrinha e Vitória da Conquista, além da capital, receberão espetáculos de rua. Por fim, haverá apresentações em circo de lona em Caraíbas. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade