Empreendedorismo

Contabilidade: a assessoria para o sucesso

Com base em todos os dados fiscais e contábeis da empresa, o contador compila os números, identifica potencialidades e debilidades, compara desempenhos e procura um ponto de equilíbrio.

22/11/2014 às 20h44, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O profissional de contabilidade tem diversas atribuições fundamentais para o funcionamento de uma empresa, envolvendo formalidades legais e apuração de recolhimento tributário da empresa. São mais de 85 mil organizações contábeis no Brasil, e o número de contadores já beira os 500 mil, segundo o Conselho Federal de Contabilidade.

A função exercida pelo contador é essencial para a gestão de custos e lucros de qualquer negócio. Atualmente, existem empresas que realizam a gestão do processo de contabilidade do começo ao fim.

A Fenacon (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas) define um contador como um assessor do sucesso de uma empresa, pois, antes de serem processadas, todas as informações devem passar por suas mãos.

Com base em todos os dados fiscais e contábeis da empresa, o contador compila os números, identifica potencialidades e debilidades, compara desempenhos e procura um ponto de equilíbrio. Seu papel é manejar o presente para projetar um futuro de saúde financeira.

O mercado contábil é promissor, porém a Fenacon divulgou uma pesquisa apontando que 70% das empresas e microempresas não fazem corretamente sua contabilidade, pois o profissional desta área, para realizar um trabalho de ponta, tem que se aperfeiçoar o tempo todo, ainda mais com todos os adventos digitais extremamente úteis que surgiram na área, como o básico eCNPJ.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade