Cultura

Festa D'Ajuda movimenta turismo religioso na região do Recôncavo

O ponto alto é no dia 23, quando a festa chega a reunir cerca de 15 mil visitantes.

08/11/2014 às 12h02, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Cidade que respira história e cultura, o município de Cachoeira, um dos principais destinos do turismo religioso da Bahia, realiza a Festa D’Ajuda a partir amanhã (9). O evento, que acontece há mais de 400 anos, atrai devotos católicos, principalmente do Recôncavo, até o dia 25 próximo.

Unindo o sagrado e o profano, com tríduo, procissão, missa, fanfarras, terno e samba de roda, a programação será aberta com o Bando Anunciador, às 10h, com um desfile na Praça Maciel, seguido de charangas e caminhões alegóricos. Após uma pausa, a festa é retomada na madrugada do dia 15, com o Terno do Silêncio, que, ao contrário do nome, desfila ao som das fanfarras, acompanhado pelo público, numa alegre algazarra.

O ponto alto é no dia 23, quando a festa chega a reunir cerca de 15 mil visitantes. Nesse dia, no Largo D’Ajuda, acontecem shows de grupos de samba de roda da cidade e apresentação do Terno da Alvorada. A criatividade dos participantes na hora de montar as fantasias – como homens travestidos, ‘cabeçorras’ e pierrôs -, é o que mais chama a atenção dos visitantes.

Ocupação

Uma das figuras mais aguardadas é o mandu, personagem que se apresenta com uma vestimenta formada por um cabo de vassoura atravessado nas costas, um paletó velho, um lençol amarrado da cintura à cabeça, além de anáguas e uma peneira. De acordo com o secretário de Cultura e Turismo de Cachoeira, José Luiz Bernardo, a rede hoteleira da cidade, que conta, em média, com 750 leitos, atinge, 90% de ocupação nesse período.

O secretário estadual de Turismo, Pedro Galvão, destaca a importância da expansão do turismo religioso para a economia. “A Bahia possui grande potencial neste segmento e atrai visitantes para municípios como Cachoeira, Maragojipe e Salvador”, afirma. “A Festa da Ajuda, a do Bonfim e o Santuário da Bem Aventurada Dulce dos Pobres são dos mais relevantes dos nossos festejos”.

Profana

Os embalos, grupos de foliões que saem ao som de fanfarras em direção ao Centro Histórico, nos dias 18 e 21, fazem a alegria da parte profana da festa. A programação reserva ainda a apresentação dos ternos do Acarajé e das Cozinheiras, na quarta-feira (19) e quinta-feira (20). No encerramento, na terça-feira (25), o público confere, às 17h, a apresentação do Terno da Saudade.

Com origem e apelo popular, a Festa D’Ajuda homenageia a padroeira da primeira capela de Cachoeira, a Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, criada por senhores de engenho que habitavam a cidade. A comemoração dedicada à santa surgiu como forma de ajudar os trabalhadores na época da abolição da escravatura. A manifestação religiosa é organizada pela Irmandade de Nossa Senhora D’Ajuda.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade