Eventos Acadêmicos

Uefs sedia encontro nacional sobre estudos crioulos

Pela primeira vez, o evento será realizado numa instituição situada no interior

30/10/2014 às 13h01, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Entre os dias 5 e 7 de novembro será realizado na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), o 8º Encontro da Abecs (Associação Brasileira de Estudos Crioulos e Similares). O evento reúne pesquisadores brasileiros e estrangeiros que atuam nas áreas da crioulística e do contato entre línguas, dos estudos sobre línguas indígenas brasileiras, da formação do português brasileiro, da diversidade linguística e da história da língua portuguesa.

A Associação é a principal instância a impulsionar os estudos na área do contato linguístico na América Latina, em paralelo ao que ocorre com a Associação de Crioulos de Base Lexical Portuguesa e Espanhola (ACBLPE), na Europa. As reuniões são realizadas bianualmente desde o ano 2000, quando foi fundada a Abecs, durante a realização do I Encontro de Estudos Crioulos e Similares, na Universidade de Brasília (UnB) e vêm sendo realizadas em diferentes instituições de ensino superior do Brasil, inclusive na Universidade Federal da Bahia (Ufba), ao longo de suas edições.

Pela primeira vez, o evento será realizado numa instituição situada no interior, onde encontra terreno fértil, devido aos estudos realizados por pesquisadores locais sobre a formação do português brasileiro e sobre o português angolano, este com base em amostras de língua falada em Luanda-Angola, reunidas no projeto financiado pela Uefs/Fapesb. Esse projeto busca das raízes do português brasileiro, coordenado pela professora doutora Eliana Pitombo, do Departamento de Letras da Uefs.

Os interessados em participar como ouvintes podem se inscrever até 5 de novembro, no Hall de Anfiteatro, Módulo 2, campus universitário, ou enviando, até o dia anterior à abertura de evento, o nome completo pelo e-mail [email protected]. Mais informações no site: http://abecs.fflch.usp.br/encontros/VIII.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade