Polícia

PF faz intercâmbio com 12 países para combater tráfico internacional de drogas

Além do tráfico de drogas, o programa prevê treinamento contra os crimes de tráfico de pessoas, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e tráfico de animais silvestres.

30/10/2014 às 10h37, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Agência Brasil  – A Polícia Federal (PF) iniciou ontem (29) intercâmbio com 12 países para combater o tráfico internacional de drogas e outros crimes em aeroportos. O Programa de Cooperação Internacional em Aeroportos (Intercops) terá duração de duas semanas e contará com a participação de: África do Sul, Alemanha, Angola, Austrália, Catar, França, Guiana, Marrocos, Namíbia, Nigéria, Paraguai e Reino Unido.

“Além do intercâmbio de boas práticas, vamos consolidar uma rede de inteligência entre policiais que atuam em aeroportos. Essa atividade de troca de informações é usual, mas observamos novos destinos, como os países da África e a Austrália, com os quais a gente não tem contato cotidiano”, destacou o superintendente regional da PF em São Paulo, Roberto Troncon Filho.

O programa será operado no Aeroporto Internacional de Guarulhos que, segundo a PF, é o local onde mais se apreende cocaína no mundo. Em 2013 foram 1,3 mil quilos, com as prisões de 320 traficantes. “Vamos consolidar uma rede de inteligência entre polícias internacionais que atuam em aeroportos”, ressaltou Troncon. Estão previstas dez oficinas até o final da próxima semana.

Além do tráfico de drogas, o programa prevê treinamento contra os crimes de tráfico de pessoas, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e tráfico de animais silvestres. “[Vamos compartilhar] nossa expertise, resultante dos grandes eventos ocorridos no Brasil, a Rio+20, a Jornada Mundial da Juventude, a Copa das Confederações e a Copa do Mundo. Toda essa preparação bem como tudo que investimos nos permitiu estar aqui com um nível de experiência muito maior”, disse o superintendente.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade