Comportamento

Cada vez mais brasileiras esperam chegar aos 30 para ter primeiro filho

Os percentuais mais altos de mulheres que se tornam mães com 30 anos ou mais são nas regiões Sudeste e Sul

30/10/2014 às 10h12, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Agência Brasil – Sobe o número de brasileiras que cada vez mais esperam os 30 anos de idade, ou mais, para ser mãe pela primeira vez, como mostra o estudo Saúde Brasil, do Ministério da Saúde. O estudo constatou que quanto maior o grau de escolaridade, mais tarde as mulheres optam pelo primeiro parto.

Segundo o Saúde Brasil, o percentual de mães com primeiro filho na faixaa de 30 anos cresceu na última década, passando de 22,5%, em 2000, para 30,2%, em 2012. Já o número de mulheres com menos de 19 anos, que tiveram filhos, caiu de 23,5% para 19,3% no mesmo período.

Apesar do aumento na idade geral para o primeiro filho, as diferenças ligadas à escolaridade são grandes. Enquanto pouco mais de 45% das mulheres com 12 anos ou mais de estudos têm o primeiro filho depois dos 30 anos, mais da metade das que têm menos de sete anos de estudo têm o primeiro filho antes dos 20.

Os percentuais mais altos de mulheres que se tornam mães com 30 anos ou mais são nas regiões Sudeste e Sul, com 34,6% e 33,6%, respectivamente. No Centro-Oeste, a taxa cai para 28,8%, seguido-se o Nordeste com 26,1% e o Norte com 21,2%. Para o Ministério da Saúde, é um sinal de que as mulheres estão com mais acesso a anticoncepcionais, e podem planejar a vinda do primeiro filho, o que é uma tendência dos países desenvolvidos.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade