Política

Vereador sugere transferência do 35ºBI para implantação do campus da UFRB em Feira

Hoje a universidade funciona, provisoriamente, no prédio do Instituto de Educação e Desenvolvimento (Ined), no bairro Sim.

29/10/2014 às 07h48, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Em sessão na Câmara Municipal de Feira de Santana, na manhã de terça-feira (28), o vereador petista Pablo Roberto, cobrou do Governo Municipal a doação de área para implantação do campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Feira de Santana. Ele sugeriu, por meio de indicação ao prefeito José Ronaldo de Carvalho (DEM), que seja realizado um estudo, visando a possível transferência do 35º Batalhão de Infantaria e a desapropriação junto ao Exército Brasileiro, a fim de instalar no local o campus universitário.

Pablo disse que, há dois meses, conversou com dois professores que foram designados pela UFRB para identificar, juntamente com prepostos do Governo Municipal, uma grande área na cidade de Feira de Santana. “Eles tiveram vários encontros na Prefeitura Municipal com o prefeito José Ronaldo e o secretário Carlos Brito, mas, infelizmente, após várias reuniões, o Governo não conseguiu a área para implantação do campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia”, afirmou.

Hoje a universidade funciona, provisoriamente, no prédio do Instituto de Educação e Desenvolvimento (Ined), no bairro Sim. O campus permanente será instalado em um espaço de, aproximadamente, 35 hectares, ao lado da Fundação de Apoio ao Menor de Feira de Santana (FAMFS), localizado no bairro Aviário. Segundo o parlamentar, o espaço destinado é insuficiente para implantação do campus em sua totalidade.

 “O que me deixa muito triste com essa informação é como a Prefeitura Municipal de Feira de Santana não consegue identificar uma área para que possa ser implantada na cidade de Feira de Santana a Universidade Federal do Recôncavo”, lamentou.

Em seguida, Pablo solicitou à Comissão de Educação da Câmara que convoque uma audiência pública sobre o assunto, com a participação, sobretudo, de representantes do governo do município e da UFRB.

Cursos

Em agosto de 2012, a presidenta Dilma Rousseff anunciou a criação de um campus da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) em Feira de Santana.  O Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (Cetens), na cidade, conta com cursos de graduação de Licenciatura em Educação no Campo (com habilitações em Matemática e Ciência da Natureza); Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Energia e Sustentabilidade, e Arquitetura e Urbanismo, além dos cursos de pós-graduação em Energia e Desenvolvimento Sustentável.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade