Eleições 2014

Insatisfação com candidaturas e com processo eleitoral reforça abstenções

Para muitos eleitores, tanto o ato de invalidar o voto quanto o de não participar do processo eleitoral representam uma forma de mostrar insatisfação com os candidatos ou com o processo eleitoral.

27/10/2014 às 16h53, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Agência Brasil – Os percentuais de abstenção, votos em branco e nulos registrados no segundo turno das eleições deste ano ficaram bem próximos dos índices registrados em disputas anteriores, nas quais o presidente da República também foi escolhido no segundo turno. Para muitos eleitores, tanto o ato de invalidar o voto quanto o de não participar do processo eleitoral representam uma forma de mostrar insatisfação com os candidatos ou com o processo eleitoral.

Professor de Educação Física, Wellington Dantas Feitosa, de 45 anos, recusou-se a votar este ano nos dois turnos, mesmo estando em Brasília, onde tem domicílio eleitoral. “Das alternativas apresentadas, ninguém mereceu meu voto. Nem presidente, nem deputado, nem senador ou governador. Político nenhum mereceu meu voto. Por isso, decidi não participar das eleições”, disse ele à Agência Brasil.

Sócio da Editora da Tribo, que produz “agendas de conteúdo literário, libertário e político”, Bruno Margini, de 46 anos, nunca tinha dado seu voto a ninguém, até o segundo turno das últimas eleições. “Sequer comparecia aos locais de votação. Nas poucas vezes em que fui, votava nulo porque não acredito na macropolítica e porque penso que não vale a pena montar expectativa de que o voto para cargos como presidente e governador possa, de fato, criar uma condição política de mudança”, justificou.

Tanto Bruno como Wellington representam uma parcela que se mantém quase estável desde as eleições de 2002. Dos cerca de 142,8 milhões de eleitores que participaram do pleito deste ano, apenas 112,6 milhões foram às urnas. Isso significa que 30,1 milhões (ou 21,1%) abstiveram-se de votar. Entre os que foram às urnas, 1,9 milhão de eleitores (1,34%) votaram em branco e 5,2 milhões (3,64%) anularam o voto.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os índices estão bem próximos dos registrados em todas as eleições recentes para presidente decididas em segundo turno. Em 2002, o percentual de abstenções ficou em 20,46% e o de votos nulos, em 4,1%. A eleição deste ano registrou o maior índice de votos em branco: 1,88%, ante 1,32% em 2006 e 1,8% em 2010.

As eleições de 2006 apresentaram o maior índice de votos nulos (4,7%) e, ao mesmo tempo, o menor índice de abstenções (18,99%). O percentual de votos em branco naquele ano ficou em 1,32%. O ano com percentual mais alto de abstenções foi 2010: 21,4% dos eleitores habilitados para votar não compareceram às urnas. Entre os que foram, 1,8% dos eleitores votaram em branco e 3,45% anularam o voto.

Mais do que descrente, Wellington se diz frustrado, uma vez que já participou – até de forma empolgada – de outras eleições. “Eu já acreditei na política. Acreditei no Plano Real e votei no [ex-presidente] Fernando Henrique Cardoso. Mas, com o passar do tempo fui vendo que a coisa não estava funcionando bem, principalmente em relação à forma como algumas estatais foram privatizadas”, lembra o professor. Desiludido, em 2002, ele resolveu votar em Lula. “Por ver que ele estava dando uma sequência boa ao que havia sido feito anteriormente, votei nele novamente, para ser reeleito, mas então comecei a perceber que a política contaminou também o governo dele. Por esse motivo, nunca votei na Dilma”, acrescentou.

Na busca de uma terceira via, Wellington votou, em 2010, em Marina Silva. “Na época eu já vinha cogitando ficar fora do processo eleitoral, mas acabei votando nela. Em 2014, após nova decepção, essa ideia amadureceu e desisti de votar em qualquer candidato porque vejo que, de alguma forma, todos são corruptíveis”, disse. “Por essas e por outras, atualmente me sinto violentado quando me obrigam a votar. Que democracia é essa?”, questionou, indignado.

O professor ressalta que sua crítica vai além dos candidatos, e abrange também o processo eleitoral como um todo. “É um sistema político viciado. A única coisa que pode resolver é uma reforma política que acabe com o financiamento privado de campanha, com o coeficiente eleitoral – que elege parlamentares pouco votados – e com a questão da suplência, que elege candidatos sem nenhum voto”. Além disso, “cheira mal esse negócio de voto secreto no Parlamento e de voto obrigatório para o cidadão”, acrescenta.

Para Bruno, a principal arma é o voto nulo. “Mesmo que todo processo eleitoral parta do princípio de uma possibilidade de mudança, isso acaba não funcionando, porque se torna um esquema que perpetua a estrutura que alimenta o poder. E a alavanca que projeta os políticos continua a mesma: o conglomerado socioeconômico”, disse o empresário que se proclama anarquista. “Neste sentido, o processo eleitoral clássico como conhecemos, sem envolvimento de núcleos comunitários, não funciona. O vínculo será sempre com partidos. Não com as comunidades ou cooperativas de produção.”

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Bruno Reis

Política

BN/ Paraná Pesquisas: Bruno Reis mantém liderança em Salvador e pode ser reeleito em 1º turno

A pesquisa, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob nº BA-02254/2024.

28/03/2024 às 08h12

A 22ª edição da Força Total da PM acontece hoje na Bahia

Segurança Pública

PM deflagra a 22ª edição da Operação Força Total em todas as cidades da Bahia

No acumulado das edições anteriores, a PM já apreendeu 464 armas de fogo e prendeu 752 pessoas em flagrante.

28/03/2024 às 07h47

Estudantes de Exatas

Representação Feminina

Estudante da Uefs conta os principais desafios na igualdade de gênero em Cursos de Ciências Exatas

Natural do município de Governador Mangabeira, a jovem de 23 anos já idealiza seu futuro acadêmico através do seu curso...

28/03/2024 às 06h37

VLT

Bahia

TJ suspende liminar e licitação do VLT do Subúrbio de Salvador volta a correr normalmente

A paralisação da licitação impede a implementação de um modal viário importante para o desenvolvimento econômico e social da região....

28/03/2024 às 06h34

Salvador 475 anos

Bahia

Salvador 475 anos: a ligação ancestral entre a Barroquinha e o Engenho Velho da Federação

Localizada em uma depressão no centro de três colinas e formada em sua maior parte por terras devolutas, a Barroquinha...

28/03/2024 às 06h20

Pais denunciam obra inacabada na Escola Antônio Carlos Pinto no Papagaio - ft Paulo José - Acorda Cidade

Feira de Santana

Pais reclamam sobre obra inacabada de escola no bairro Papagaio: “Arrumaram de qualquer jeito"

Moradores cobraram uma resposta do poder público municipal, pois as obras no local estão inacabadas e as aulas já retornaram....

27/03/2024 às 22h28

image

Rádio acorda cidade