Feira de Santana

Saúde e Fundação Hospitalar definem ações para o Novembro Azul

Os profissionais estarão conscientizando os homens sobre a necessidade de realizarem o exame da próstata, sobretudo, aqueles que já passaram dos 50 anos.

25/10/2014 às 08h23, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

No próximo mês, as ações de saúde serão voltadas e intensificadas para a promoção à saúde dos homens. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Fundação Hospitalar de Feira de Santana planejaram uma série de atividades para o “Novembro Azul”.

De acordo com informações da secretaria municipal de Saúde, o foco será a prevenção ao câncer de próstata. Os profissionais estarão conscientizando os homens sobre a necessidade de realizarem o exame da próstata, sobretudo, aqueles que já passaram dos 50 anos.

Haverá atividades durante todo o mês nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos postos do Programa Saúde da Família (PSF). Mobilizações também estão previstas para ocorrer no Centro de Abastecimento, onde o fluxo diário de homens é intenso, no Espaço de Cultura e Artes Marcos Moraes e no estacionamento da Prefeitura, na avenida Getúlio Vargas.

Os homens vão assistir a palestras, serão submetidos a consultas com o urologista, terão a oportunidade de atualizar o cartão de vacina, fazer exames laboratoriais, aferir a pressão e realizar o teste de glicemia.

A diretora da Rede Própria da Secretaria de Saúde, Tânia Moreira, e a coordenadora do Programa Saúde do Homem, Kátia Simone Ramos, voltaram a se reunir na tarde desta sexta-feira, 24, para discutir as atividades que serão promovidas durante o “Novembro Azul”.

“Vamos intensificar os serviços de promoção à saúde dos homens, que já são realizados pelas unidades de saúde, através de ações educativas, oferta de exames e encaminhamentos, caso necessário, para o urologista”, afirmou a coordenadora.

A Fundação Hospitalar, por sua vez, vai promover uma ação de impacto no dia 8, no Centro de Abastecimento, das 8h às 13h, com palestras sobre a prevenção ao câncer de próstata, atendimento clínico e atividades físicas.

Já entre os dias 10 a 14, haverá triagem no Centro Municipal ao Câncer Romilda Maltez (CMPC) para exames laboratoriais – hemograma, ureia, creatinina e PSA Total – eletrocardiograma, ultrassonografia e biopsia da próstata. Os homens também vão ser submetidos a consultas com urologista.

   

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade