Feira de Santana

Doações de sangue estão sendo realizadas normalmente; apenas campanhas estão suspensas

As coletas externas foram suspensas pelo Hemoba, devido a febre chikungunya, porém a enfermeira explicou que por causa da doença, a triagem clínica se tornou mais exigente no IHEF.

24/10/2014 às 11h43, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso e Ney Silva

A suspensão de campanhas de doação de sangue anunciada pelo Hemoba causou a redução de estoque no Instituto de Hemoterapia e Hematologia de Feira de Santana (IHEF). A enfermeira Josilda Brandão, que é coordenadora do banco de sangue do IHEF, confirma a redução da doação de sangue.

“De modo geral coletamos 80 bolsas por dia, mas nos últimos dias tivemos em torno de 20 doadores. Os bancos de sangue estão abertos e recebendo as doações normalmente. As coletas externas, que foram suspensas pelo Hemoba, de modo geral, a gente já não faz mesmo”, informou.

As coletas externas foram suspensas pelo Hemoba, devido a febre Chikungunya, porém a enfermeira explicou que, por causa da doença, a triagem clínica se tornou mais exigente no IHEF.

“As pessoas que chegam com espirro, gripe, febre, a gente orienta a procurar um posto de saúde e suspende essas pessoas temporariamente da doação de sangue. Temos um rigor maior também para aquelas pessoas que moram nos bairros onde os casos estão sendo registrados. A gente identifica as pessoas pelo endereço e questionamos se tem alguém da família com os sintomas”, afirmou.

Josilda Brandão disse que muitas pessoas procuraram a unidade para saber sobre a continuidade da doação ou não. Ela disse ainda que com a proximidade do final de ano, a tendência é a redução no número de doações, pois muitas pessoas viajam, porém, de acordo com ela, por causa da Chikungunya a redução foi muito maior que em anos anteriores.

“A gente recebeu muitas ligações, com as pessoas querendo saber se a doação tinha sido suspensa, mas isso não ocorreu. Estamos atendendo normal, porém com mais critério. Estamos com o volume de sangue muito baixo e nós atendemos a Feira e a região circunvizinha”, afirmou.

A Fundação Hemoba enviou uma nota de esclarecimento. Leia na íntegra:

Informamos que a Fundação Hemoba está realizando normalmente as coletas de bolsas de sangue na Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) do Município de Feira de Santana, Bahia.

Em virtude de registros da febre chikungunya identificados na referida região e, utilizando como base o geomapeamento das áreas de maiores incidências, foram suspensas apenas as campanhas externas. A decisão foi tomada pela diretoria da Fundação, com o intuito de garantir a segurança coletiva e a qualidade do sangue coletado.

Ressaltamos que as demais UCT’s, distribuídas em todo o Estado, também estão executando suas rotinas de coleta, obedecendo de forma criteriosa a triagem e a avaliação clínica dos doadores, conforme orientação da Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde. Destacamos que o Hemocentro Coordenador está mobilizado para suprir o estoque de sangue em todo o Estado.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade