Saúde

Fiocruz realiza ação para prevenir AVC em crianças com anemia falciforme

Essa ação vai fazer parte de projeto de pesquisa de estudantes da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e do Hospital das Clínicas, em Salvador.

23/10/2014 às 18h09, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

Uma ação na manhã desta quinta-feira (23) realizada por uma equipe da Fiocruz atendeu crianças com anemia falciforme. Os pacientes fizeram exame de Doppler Transcraniano e de sangue, que é disponibilizado gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana. Essa ação vai fazer parte de projeto de pesquisa de estudantes da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e do Hospital das Clínicas, em Salvador.

As atividades foram realizadas na UBS – Unidade Básica de Saúde do CSU no bairro Cidade Nova onde funciona o programa de anemia falciforme. O médico Camilo Vieira Santos, destacou a importância do Doppler Transcraniano.

O médico Camilo Vieira Santos, destacou que o serviço de Doppler Transcraniano é para identificação do risco de AVC (Acidente Vascular Cerebral) em crianças com anemia falciforme. Durante a ação, uma equipe multidisciplinar com médicos, farmacêuticos, biólogos, entre outros estiveram presentes.

“Temos feito um projeto grande, que é tentar associar o resultado do Doppler Transcraniano com outros exames de sangue, que também podem identificar riscos de lesões mais graves em pacientes com a doença falciforme. Esses exames não são feitos de forma rotineira no SUS. São exames caros e com o projeto de pesquisa que conseguimos, estamos tendo a possibilidade de trazer esse projeto para o ambulatório de atenção ao paciente com anemia falciforme da prefeitura de Feira e dando a oportunidade deles realizarem esses exames que são tão difíceis de serem feitos”, destacou o médico.

Camilo Vieira informou que o trabalho com o Doppler Transcraniano já é desenvolvido há cerca de oito meses em Feira de Santana. Segundo ele, Já foram identificados alguns pacientes com risco para AVC e esses pacientes são encaminhados para fazer a prevenção.

“O exame do Doppler Transcraniano pode ser feito em crianças entre 2 a 16 anos. Estamos conseguindo mudar a história natural da doença em crianças que tem grandes chances de ter AVC nos próximos meses ou anos. Estamos identificando os riscos e eles estão fazendo a prevenção”, afirmou.

Ainda de acordo com o médico, a demanda de pacientes para fazer o exame é muito grande no estado da Bahia, onde apenas as cidades de Feira de Santana, Itabuna e Salvador têm o aparelho específico para a realização do Doppler Transcraniano.

“A demanda é grande e o estado da Bahia é a região do país com o maior número de pacientes com anemia falciforme. A demanda é muito maior do que a capacidade que temos. A doença falciforme é genética. A criança nasce com ela e permanece pelo resto da vida”, explicou.

A farmacêutica Thassila Pitanga, estudante de doutorado em hepatologia humana, destacou que o objetivo é fazer uma análise hematológica e bioquímica, além de uma análise genética a partir da biologia molecular, e cruzar todos os dados com o Doppler Transcraniano, para avaliar quais são os fatores que estão alterados nos resultados e ajudar na seleção dos pacientes que têm maior risco de desenvolver AVC.

“A ideia é que o paciente tenha um tratamento mais específico para reduzir as chances de ele ter um AVC. A gente pretende estender esse trabalho um pouco mais, tanto em Feira como em outras cidades”, afirmou.

A coordenadora da anemia falciforme em Feira de Santana, a enfermeira Luciana Brito, informou que com os exames laboratoriais, que indicam se a criança tem potencial maior para AVC e para risco inflamatório, é possível ter uma conduta melhor dos procedimentos a serem feitos.

“Podemos fazer um melhor encaminhamento para o tratamento mais adequado. O centro de referência daqui de Feira de Santana vem crescendo a cada dia e isso com o apoio da secretaria municipal de saúde”, afirmou.

As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade