Cultura

Espetáculo 'Romeu e Julieta na Era dos Recicláveis' se apresenta neste sábado (25)

Releitura da peça de Shakespeare desperta o público infantil para temas como sustentabilidade e reciclagem

23/10/2014 às 11h39, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Como uma grande brincadeira de criança, as embalagens dos produtos de uma despensa dão vida ao clássico romance trágico de Shakespeare. A rixa entre os metais e os plásticos tornará impossível o amor entre a latinha de refrigerante e a garrafa pet. Mas será que eles precisam ter o mesmo fim?

A peça Romeu e Julieta na Era dos Recicláveis, encenada pela companhia de teatro O Trem (Belo Horizonte/MG), vai ser apresentada neste sábado, dia 25, às 16 horas, no Teatro da CDL, em Feira de Santana, dentro da programação do Circuito Cultural Belgo Bekaert. A montagem é feita sem texto e acompanhada por trilha sonora realizada ao vivo. Os atores representam a história através de ações físicas, enquanto os músicos se utilizam de instrumentos convencionais e sonoridades extraídas de materiais recicláveis. A entrada é gratuita e as senhas de acesso serão distribuídas uma hora antes da peça.

Neste ano do 450º aniversário do escritor inglês William Shakespeare, nada melhor que homenageá-lo com sua mais famosa obra numa releitura para o público infantil. Ao fazer referência ao tema da sustentabilidade e despertar a consciência sobre a importância da separação de lixo e reciclagem, a versão da companhia mineira é vivida por embalagens recicláveis, portanto os personagens têm a possibilidade de um destino diferente.

O ponto de partida foi uma adaptação do texto original em forma de dramaturgia clássica, com falas e rúbricas para os personagens. Em seguida, foi feito um canovaccio ou roteiro de ações, sem falas, assim como era feito na commedia dell'arte. Então a direção instigava os atores a improvisar as ações, juntamente com os músicos, a fim de definir códigos de uma linguagem coerente em cena.

O cenário foi criado pensando nas possibilidades de uma despensa, com portas, gavetas, escada e materiais que habitam este lugar. A escolha de um tom claro valoriza a iluminação e destaca as cores vibrantes do figurino.

A presença das lixeiras seletivas em cena traz a importância de familiarizar a criança com as cores internacionalmente estabelecidas para cada tipo de material reciclável e conscientizá-la sobre a separação de materiais. A intenção é estender a discussão entre pais e filhos, professores e alunos, através de um programa contendo informações complementares sobre o tema da reciclagem.

Sobre o Circuito Cultural Belgo Bekaert:

Promovido pela empresa Belgo Bekaert Arames, o Circuito Cultural tem como objetivo oferecer uma programação cultural regular à comunidade e contribuir para formação de público. Todas as apresentações são gratuitas, sempre no segundo e quarto sábado de cada mês. A maratona cultural prossegue com grupos teatrais locais e nacionais, até dia 22 de novembro. A iniciativa conta com o estimulo da Lei Federal de Incentivo à Cultura, mais conhecida como Lei Rouanet, e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, CDL, Fundação ArcelorMittal, TV Subaé, Hotel Classe Apart e da Lima Produções Culturais. A programação e mais informações sobre o Circuito Cultural Belgo Bekaert podem ser conferidas no site http://www.circuitoculturalbelgobekaert.com

   

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade