Educação

FTC inaugura Núcleo de Atendimento Integrado à Saúde

A inauguração foi realizada na manhã de segunda-feira(20), com a presença do presidente da Rede FTC, Gervásio Oliveira.

22/10/2014 às 17h21, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A FTC Feira de Santana passa a contar, agora, com o Núcleo de Atendimento Integrado à Saúde (NAIS), que reúne em um só local as Clínicas escola de Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. Até então, as clínicas funcionavam no campus da Faculdade. Agora atendem em novo endereço, na Avenida Maria Quitéria 2019, para melhor servir à comunidade. A inauguração foi realizada na manhã de segunda-feira(20), com a presença do presidente da Rede FTC, Gervásio Oliveira.

Para Gervásio, o Núcleo de Saúde é o embrião de novos projetos que estão por vir, e representa o esforço da instituiçãona formação de profissionais cidadãos e no compromisso com o social. Ele disse ainda que a FTC passa por um processo de reestruturação, que comtempla uma série de ações na área acadêmica.

O professor Cristiano Lôbo, diretor geral da unidade de Feira, abriu a solenidade agradecendo a todos que contribuíram com trabalho na concretização de um sonho que se transforma em realidade, desde os funcionários mais simples até os mais graduados. Ele falou sobre a importância do NAIS, como espaço de atendimento, de desenvolvimento de projetos de pesquisa e de extensão universitária, ressaltando ainda a localização privilegiada, facilitando o deslocamento dos pacientes.

O NAIS funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h, oferecendo serviços gratuitos. Com dois pavimentos, no térreo funciona a Clínica de Fisioterapia, dotada de modernos equipamentos e de piscina para aulas de hidroterapia. No pavimento superior estão as Clínicas de Nutrição e de Psicologia.

Atualmente, a Clínica de Fisioterapia conta com 18 estagiários que atendem cerca de 100 pacientes, nas áreas de Pediatria, Ortopedia e Neurologia. A coordenadora do curso, professora Cristina Borges disse que o NAIS representa um ganho muito grande para o curso e para a instituição, “Aqui é o espaço adequado para desenvolver projetos de pesquisacomo o da área de Cardiologia, já em andamento, e para as aulas práticas do curso”, acrescentou.

Coordenada pela professora Paula Goulart, a Clínica de Psicologia atende crianças, adolescentes e adultos com algum sofrimento psíquico e crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizado. Paula Goulart entende que o NAIS vai trazer uma visibilidade maior para os serviços que a FTC já vinha oferecendo no campus e renovar o compromisso com a comunidade de Feira de Santana. No novo espaço a Clínica dispõe de quatro consultórios, sala para os estagiários, sala de espera, e laboratório de observação.

Já Clínica de Nutrição presta atendimento ambulatorial nas áreas de Nutrição Clínica em Pediatria; Nutrição Clínica em Oncologia e Nutrição Clínica nas doenças metabólicas (obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e outros problemas que afetam o metabolismo dos nutrientes). O serviço é inteiramente gratuito e funciona de terça a sexta-feira.

A solenidade contou com a presença de professores, coordenadores de curso e colaboradores da Instituição, além de convidados, dentre os quais a professora Monalisa Oliveira Dórea, representando a Secretária de Saúde do Município, Denise Mascarenhas. O frei Marcelo Dutra abençoou as instalações do NAIS, salientando que cuidar de pessoas é um gesto de humanidade. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade