Feira de Santana

Mais de mil correções de documentos já foram feitas nos cartórios de Feira

A oficial dos cartórios Iêda Siqueira esteve no programa Acorda Cidade, onde explicou o que está ocorrendo. Ela pediu que as pessoas se tranquilizem, pois as medidas para resolver as questões já estão sendo tomadas e informou que mais de mil correções já foram feitas.

21/10/2014 às 16h50, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

Após diversas reclamações de que os cartórios de registro civil do 1º e 2º ofícios da Comarca de Feira de Santana, localizados no bairro Kalilândia, estão emitindo documentos com dados incorretos e apresentando dificuldades para corrigi-los, a oficial dos cartórios Iêda Siqueira esteve no programa Acorda Cidade, onde explicou o que está ocorrendo. Ela pediu que as pessoas se traquilizem, pois as medidas para resolver as questões já estão sendo tomadas e informou que mais de mil correções já foram feitas.

População reclama de erros

Segundo a oficial dos cartórios, a grande dificuldade é que a maioria dos livros dos cartórios está com erros, principalmente na naturalidade. Ela explicou que quando as pessoas vão aos cartórios para se habilitarem, precisam atualizar os documentos e se deparam com situações de erro.

“Hoje trabalhamos com o Sistema de Controle de Certidão de Nascimento, que é fornecido pelo Tribunal. Quando nós inserimos os dados no termo aparece ‘nesta cidade ignorado’. As pessoas não entendem o porquê disso, e nós não podemos colocar por conta própria, mesmo sabendo que ‘nessa cidade’ refere-se a Feira de Santana”, explicou.

Leia também:

Cartórios não conseguem corrigir documentos e população fica prejudicada

De acordo com Iêda Siqueira, hoje existe um procedimento chamado de administrativo, para se fazer a correção desses erros. Antigamente, segundo explicou, para se fazer as correções, era necessário que a pessoa procurasse um advogado. Iêda ressaltou ainda que o cartório não tem autonomia para corrigir, sem o aval do Ministério Público.

“Com o procedimento administrativo é constatado o erro, a gente comunica que está errado, a pessoa faz um requerimento simples solicitando a correção para o oficial do cartório e a correção é feita. No caso de erro de naturalidade, nós solicitamos da pessoa documentos comprobatórios de que ela tem naturalidade em Feira de Santana, fazemos um processo no cartório mesmo e abrimos vistas ao Ministério Público, pois é necessário que o promotor tome conhecimento do fato. Ele vai analisar a situação, vai dar o parecer positivo ou não. Sendo favorável, nós fazemos a correção e emitimos a certidão correta”, explicou.

Erros e marcação de casamento

Algumas pessoas reclamaram que os erros na atualização das certidões de nascimento ou casamento, estão trazendo prejuízos. O contador Danilo Pinho Vasconcelos está se preparando para casar e relatou dificuldades devido ao erro de naturalidade na certidão de nascimento.

Danilo informou que já está com a data do casamento marcada, com tudo confeccionado, convites prontos e corre o risco de não conseguir casar na data marcada por conta desse problema. Iêda Siqueira disse que os cartórios atendem diariamente várias pessoas nessa situação e pediu tranquilidade.

“Algumas pessoas reclamaram que já estavam com a data do casamento marcada, tudo pronto, mas o certo é fazer o contrário. Primeiro tem que atualizar a certidão, pois havendo algum erro, iremos corrigir. Para quem já marcou a data e só descobriu o erro depois, temos uma solução para que eles não fiquem prejudicados. Existe a possibilidade do casamento sem prévia habilitação. Ele pode fazer o cerimonial, depois pega o termo do cerimonial, reconhece a firma do celebrante e leva para a gente para habilitar. O casamento vai ser considerado civil da mesma forma”, esclareceu.

Prazos para a correção

Sobre os prazos para a correção dos documentos, Iêda Siqueira informou que depende de alguns fatores. Ela destacou que algumas pessoas são resistentes a entregar os documentos necessários para fazer a correção, o que pode atrasar o processo.

“A pessoa chega ao cartório, faz um requerimento, nós analisamos a documentação e preparamos o processo para ser encaminhado ao MP. Às vezes, quando solicitamos a documentação da pessoa, elas apresentam certa resistência para entregar e dificulta. Isso atrasa o processo. Além disso, a demanda é muito grande”, declarou.

“Temos feito mutirões, ficamos aos sábados e domingos para agilizar os processos e facilitar a entrega desses documentos, já que a demanda é grande. A gente tem se empenhado ao máximo”, acrescentou a chefe dos cartórios.

Lotação dos cartórios

Iêda Siqueira falou ainda sobre a superlotação nos cartórios. Ela lembra que a população de Feira de Santana é grande, assim como a procura pelos serviços.

“Por isso os cartórios sempre estão cheios. Atualmente o Tribunal disponibiliza no site um sistema onde a pessoa pode solicitar o próprio Documento de Arrecadação Judiciária e Extrajudiciária (DAJ). As pessoas podem chegar ao cartório já com o documento pago, mas não fazem isso e temos que fazer isso no cartório. A maioria das pessoas que está lá é para tirar o DAJ e por isso temos um acúmulo de pessoas”, explicou.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Terminal rodoviário de feira de santana foto

Feira de Santana

Terminal Rodoviário de Feira de Santana registra movimento intenso às vésperas do feriado

Segundo a ViaBahia, a BR-324, que liga Feira a Salvador, deve receber um aumento de 11,5% no fluxo de veículos...

28/03/2024 às 09h45

Galpão de Peixes

Feira de Santana

Galpão de peixes no Centro de Abastecimento amanhece com filas nesta Quinta-feira Santa

Além dos peixes, outros produtos comercializados no Centro de Abastecimento, à exemplo do quiabo, estão com uma grande procura.

28/03/2024 às 09h25

Estudantes de Exatas

Representação Feminina

Estudante da Uefs conta os principais desafios na igualdade de gênero em Cursos de Ciências Exatas

Natural do município de Governador Mangabeira, a jovem de 23 anos já idealiza seu futuro acadêmico através do seu curso...

28/03/2024 às 06h37

Pais denunciam obra inacabada na Escola Antônio Carlos Pinto no Papagaio - ft Paulo José - Acorda Cidade

Feira de Santana

Pais reclamam sobre obra inacabada de escola no bairro Papagaio: “Arrumaram de qualquer jeito"

Moradores cobraram uma resposta do poder público municipal, pois as obras no local estão inacabadas e as aulas já retornaram....

27/03/2024 às 22h28

Servidores do Samu não suspenderão as atividades nesta quinta-feira (28); paralisação pode ocorrer na Micareta

Após diálogo com a prefeitura e gestão

Servidores do Samu não suspenderão as atividades nesta quinta-feira (28); paralisação pode ocorrer na Micareta

Deu-se um prazo para que o atendimento à pauta de reivindicação seja definido até o dia 14 de abril.

27/03/2024 às 21h18

apresentação teatro

Feira de Santana

Dia Mundial do Teatro: conheça os projetos que favorecem o desenvolvimento de crianças e jovens em Feira de Santana

Ao todo, seis teatros fazem parte da composição dos espaços no município.

27/03/2024 às 20h10

image

Rádio acorda cidade