Saúde

Chikungunya: campanhas de doação de sangue estão suspensas em Feira de Santana

A medida foi adotada com base em uma resolução do Ministério da Saúde.

20/10/2014 às 07h40, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

A unidade do Hemoba em Feira de Santana interrompeu por tempo indeterminado as campanhas de doação de sangue devido ao surto da febre chikungunya no município, transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, mesmo transmissor da dengue.

No último dia 14 deste mês, a Vigilância Epidemiológica do município divulgou um boletim informando que mais 118 novos casos foram confirmados na cidade. Um aumento de 76% em relação ao período de 6 de julho a 11 de outubro, quando 274 casos da doença já haviam sido confirmados.

De acordo com a coordenadora do hemocentro, Luciene Coutinho, a medida foi adotada com base em uma resolução do Ministério da Saúde. Além disso, a equipe tem acompanhado os boletins emitidos pela vigilância epidemiológica semanalmente.

De acordo com ela, na última semana, nos dias 14 e 15, uma campanha estava programada para acontecer na Universidade Estadual de Feira de Santana, mas devido ao surto, teve que ser cancelada. A coordenadora afirma, ainda, que a rede está empenhada para evitar que o estoque da unidade seja prejudicado.

“Já tomamos todas as providências necessárias. A rede Hemoba está mobilizada para suprir o estoque de sangue da unidade de Feira de Santana, e outras campanhas estão acontecendo em outros municípios que ainda não têm esse surto e estão abastecendo a nossa unidade”, informou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade