Meio Ambiente

Prefeitura lança projeto de coleta seletiva dia 28

O secretário Manoel Cordeiro explicou como vai funcionar o projeto.

19/10/2014 às 23h59, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

A prefeitura municipal de Feira de Santana vai lançar oficialmente no dia 28 de outubro um projeto piloto de coleta seletiva do lixo. O objetivo, segundo o secretário de Serviços Públicos, Manoel Cordeiro, é reduzir a quantidade de lixo, aproveitando os materiais e gerando renda para a comunidade.

“É um projeto que já deveria ter sido iniciado, é um projeto que faz da programação da nossa secretaria, em conjunto com a secretaria de desenvolvimento social e de meio ambiente”, afirmou o secretário.

Manoel Cordeiro explicou como vai funcionar o projeto. “As pessoas durante a semana vão separar o lixo seco, aquele que é reciclável, do lixo orgânico, que é destinado para o aterro. E em um dia da semana, que será numa terça-feira, nós passamos com um caminhão, pegamos esse lixo e levamos para uma cooperativa”.

O secretário informou que a prefeitura já está trabalhando em conjunto com uma cooperativa, e as Universidades Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) e Estadual de Feira de Santana (Uefs). “Isso envolve treinamento de pessoas, organização da cooperativa, organização dos catadores e da própria coleta”.

Cordeiro acrescentou ainda que a secretaria coleta diariamente 500 toneladas de lixo em Feira de Santana. “Desse total, na média nacional, de 40 a 45% é reciclável. Então se a gente conseguisse separar tudo que é reciclável, nós estaríamos falando de 200 toneladas por dia. Mas se nós chegarmos esse ano a 10 toneladas por dia será um feito extraordinário. Isso vai dar ocupação a mão de obra não especializada. É um projeto bonito”, salientou.
 

As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade