Feira de Santana

Milhares de pessoas foram às ruas para participar da 13ª Parada Gay

Thiago Oliveira ressaltou que existe um apoio do movimento em todo o estado da Bahia

19/10/2014 às 20h30, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz e Ney Silva

Milhares foram as ruas neste domingo (19) para participar da 13ª Parada Gay de Feira de Santana. A concentração teve início por volta das 14h na praça de alimentação da Avenida Getúlio Vargas. O evento atraiu gays, lésbicas, travestis, transexuais e simpatizantes de Feira e outras cidades da Bahia, a exemplo de Salvador, cujo movimento apoiou o daqui.

De acordo com Thiago Oliveira, presidente do Glich, grupo que luta pela liberdade, igualdade e cidadania homossexual, a proposta da 13ª Parada Gay deste ano foi tratar sobre a discriminação que ocorre dentro da família e por pessoas próximas.

“Isso faz com que essa pessoa saia de casa e parta para as drogas, a violência. Então a gente está tentando conscientizar a sociedade que a família é muito importante. A gente tem aconselhamento na sede do Glich e alguns pais vêm aceitando a volta desses filhos e a orientação sexual, mas outros são irredutíveis”, afirmou Thiago Oliveira.

O presidente do Glich informou que atualmente 470 homossexuais estão cadastrados na entidade, mas que o número de LGBTs na cidade é bem maior. Ele falou ainda sobre o preconceito em outras esferas da sociedade. “Há discriminação é verbal, as pessoas não aceitam no mercado de trabalho, principalmente os travestis e transexuais”, afirmou.

Thiago Oliveira ressaltou que existe um apoio do movimento em todo o estado da Bahia, e que assim como um grupo de Salvador participou da parada gay hoje aqui, o Glich também participa de eventos em outras cidades.

Negócios

Além da luta contra o preconceito, a parada gay, que já se tornou um evento tradicional no calendário da cidade, também traz oportunidades de negócios. A comerciante Neide Oliveira Santos participa todo ano do evento, vendendo churrasquinho, bebidas e petiscos. “Um churrasquinho custou R$ 3 a preço de custo e ninguém reclama”, disse.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade