Bahia

Horário de verão altera serviços, mesmo sem adesão

Segundo informações da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) a alteração de horário em alguns municípios será feita para equilibrar a compensação bancária no país.

18/10/2014 às 07h34, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Pelo terceiro ano consecutivo, a Bahia não aderiu ao horário de verão, que começa à meia-noite de domingo (19), e vai até o dia 22 de fevereiro. Ainda assim, é preciso ficar atento ao se buscar serviços.

O horário limite de postagem nas agências dos Correios, por exemplo, passará por alterações. A mudança também será adotada por bancos de Feira de Santana, que vão antecipar o atendimento em 60 minutos.

Segundo informações da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) a alteração de horário em alguns municípios será feita para equilibrar a compensação bancária no país. A realização de operações em caixas eletrônicos ou pela internet seguem o horário de Brasília.

Como Brasília adotou o horário de Verão, serviços como pagamento de conta, por exemplo, que seriam aceitos até as 16h na Bahia, passam a ser aceitos só até as 15h. O horário de abertura e encerramento das lotéricas não será alterado, mas o apostador precisa ficar atento ao horário de encerramento das apostas, que também segue o de Brasília, portanto, às 18h.

A programação televisiva também passa por alteração para acompanhar a nacional. O funcionamento do aeroporto Luis Eduardo Magalhães, em Salvador, não sofrerá alterções. Segundo a Infraero, os voos obedecem à marcação de Brasília, porém as próprias companhias aéreas farão a adequação para o horário local. Com isso, o horário apresentado no bilhete será o que vai ser cumprido na Bahia.

O Estado optou por não implantar o horário de verão devido à rejeição de grande parte da população. Segundo o governador Jaques Wagner, a economia de energia é baixa.

De acordo com relatório do Operador Nacional de Sistema Elétrico, em 2011, último ano que a população baiana precisou adiantar os ponteiros do relógio, o estado economizou 105 megawatts (MW) no ano, o que corresponde a 4,2% de toda a energia elétrica que seria consumida no período.

Com informações do jornal A Tarde.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade